Astronauta alemão captura imagens incríveis de lançamento de foguete russo

26/11/2018 às 07:301 min de leitura

Se os lançamentos espaciais podem ser incrivelmente belos quando vistos aqui da Terra, imagine só poder assistir a tudo lá do espaço — a partir de uma posição pra lá de privilegiada! Pois a Agência Espacial Europeia compartilhou um time lapse de um vídeo capturado recentemente pelo astronauta alemão Alexander Gerst a partir da Estação Espacial Internacional, e as imagens são incríveis, já que oferecem um ponto de vista diferente do que estamos habituados.

Vista privilegiada

Mais especificamente, o que Gerst registrou foi o lançamento do foguete russo Progress MS-10, que partiu no dia 16 de novembro do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com um carregamento de suprimentos destinados à ISS. O astronauta alemão, por sua vez, acompanhou a tudo a partir de seu posto — no módulo Cupola, em órbita a cerca de 400 quilômetros de altitude.

A viagem toda — do cosmódromo até a Estação Espacial — tem duração de mais ou menos 2 dias, e o equipamento utilizado para capturar as imagens foi programado para registrar o progresso do foguete em intervalos regulares. As cenas do vídeo foram criadas a partir dessas fotos todas e mostram cerca de 15 minutos do lançamento comprimidas em apenas um minuto, e as imagens se encontram com uma velocidade entre 8 e 16 vezes superior à normal. Assista:

O vídeo acima, aliás, revela alguns momentos emblemáticos dos lançamentos espaciais, como a separação dos foguetes auxiliares (minuto 00:07), seguida por outro estágio do Progress MS-10 (minuto 00:19) — que pode ser vista queimando na atmosfera terrestre (00:34). Depois, vemos a nave já em órbita e seguindo viagem com direção a ISS — com seu carregamento, que incluía 440 litros de água, 750 quilos de material propelente e 75 kg de oxigênio e ar. Bacana, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: