Recriaram um impressionante elmo usado pelos antigos guerreiros saxões

26/11/2018 às 08:302 min de leitura

Vivem encontrando tesouros arqueológicos enterrados pela Europa — e o Reino Unido tem provado ser um solo bastante fértil para novas descobertas. De ossadas de monarcas infames a cemitérios romanos e guerreiros sepultados com carruagens, já foram achadas coisas incríveis por lá! Uma dessas ocasiões se deu em 2009, quando um cara “armado” com um detector de metais se deparou com uma coleção composta por mais de 4 mil fragmentos de metal e peças de ouro e prata.

Réplica

Os itens foram encontrados nos arredores de Lichfield, cidade situada em Staffordshire, condado situado nas Midlands Ocidentais, e ficaram conhecidos como “Tesouro de Staffordshire”. E, após análises minuciosas, foi constatado que os artefatos eram datados do século 7, mais ou menos, e pertenciam a antigos povos anglo-saxões que ocuparam a região até a invasão dos normandos.

Pois entre os fragmentos — que, de acordo com Esther Addley, do The Guardian foram quebrados e amassados propositalmente antes de serem descartados —, os arqueólogos identificaram que cerca de um terço deles fazia parte de um espetacular elmo usado por um guerreiro saxão. O legal é que depois de vários anos de trabalho, os cientistas conseguiram reconstruir uma réplica, que é essa que você pode conferir a seguir:

Elmo antigoBonitão, né? (The Guardian/Aaron Chown/PA)

Segundo Esther, é incrivelmente raro encontrar elmos dessa época, tanto que apenas outros 4 exemplares tinham sido encontrados até agora. Já com relação à réplica, como boa parte dos fragmentos encontrados não passava de poucos milímetros de tamanho e as peças se encontravam bastante danificadas, os cientistas fizeram uma parceria com especialistas da escola de joalheria da Birmingham City University, um time composto por peritos em trabalhos em couro, madeira e metal — que dedicaram anos de pesquisa e dedicação para criar a réplica.

Detalhes de elmo antigoVeja alguns detalhes do elmo (The Guardian/Aaron Chown/PA)

O elmo é composto por uma estrutura de aço forrada em couro e coberta por pequenos painéis de ouro decorados com imagens de guerreiros armados lutando contra bestas ou em posição de reverência demonstrar sua fidelidade ao rei. Já a “crista” no tipo da peça, era feita a partir de pelos da crina de cavalo, mas também era habitual que os elmos fossem decorados com plumas — e o conjunto lembra bastante os capacetes usados pelos guerreiros romanos.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: