Você viu que 149 baleias-piloto morreram após encalhar na Nova Zelândia?

29/11/2018 às 11:303 min de leitura

Se a notícia de uma única baleia que encalha e acaba morrendo já é devastadora, imagine quando se trata de quase 150 de uma vez! No entanto, foi isso o que aconteceu recentemente na Nova Zelândia, infelizmente. Os animais foram descobertos por Liz Carlson, uma blogueira de viagens que estava fazendo uma trilha por uma praia da Ilha Stewart, que faz parte do território neozelandês, mas a maioria já tinha morrido.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Liz Carlson??Young Adventuress (@youngadventuress) em

Tragédia misteriosa

De acordo com Avery Thompson, do site Popular Mechanics, no total, foram encontradas 149 baleias-piloto (Globicephala), animais que podem chegar a medir cerca de 8,5 metros de comprimento, e ninguém sabe dizer o que levou um grupo tão grande a encalhar na praia. Segundo Avery, a Ilha Stewart conta com uma população de aproximadamente 350 pessoas apenas, e as baleias foram descobertas em uma praia remota do local.

Baleias encalhadas(Stuff/Liz Carlson)

Com relação aos poucos indivíduos que ainda estavam vivos quando o grupo de baleias foi descoberto, além de eles já se encontrarem em uma situação bastante precária, a localização da praia dificultaria muito a realização de operações de resgate e tentativas de devolvê-los ao mar. Sendo assim, as autoridades neozelandesas concluíram que, para abreviar o sofrimento dos animais, a melhor solução era submetê-los à eutanásia.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Liz Carlson??Young Adventuress (@youngadventuress) em

Conforme mencionamos, ninguém sabe dizer como é que tantas baleias foram encalhar na praia, assim de uma vez. No entanto, algumas teorias foram propostas, como a ocorrência de algum evento climático, estresse ambiental e falhas no “sistema” de navegação que esses animais usam para se deslocar pelos oceanos.

Baleias encalhadas(Stuff/Liz Carlson)

Outra forte suspeita é a de que o ruído emitido por embarcações tenha levado as baleias a nadar até a praia — interferência essa que vem causando acidentes semelhantes com cada vez mais regularidade e que inclusive tem levado esses animais a começarem a se comunicar por meio de cantos em frequências diferentes das habituais. Pena, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: