Após transplante de rosto, homem mostra recuperação impressionante!

05/12/2018 às 10:002 min de leitura

Em junho de 2016, o jovem Cameron Underwood tentou suicidar-se com um tiro na face, mas o disparo não foi suficiente para que perdesse a vida. Ao invés disso, ele ficou com sequelas que incluíram a perda de toda a parte inferior da mandíbula, nariz e quase todos os dentes.

Veja como era Cameron antes da tentativa de suicídio:

Os danos causados foram além da questão estética: Cameron ficou com a mobilidade da musculatura facial comprometida, entre outras funcionalidades da face. "Cameron teve um ferimento devastador. Apesar de todos os cuidados cirúrgicos pelos quais passou, seu rosto continuou com muitas deficiências funcionais. Sem um transplante de rosto não haveria como recuperar a funcionalidade da face", disse na época o médico Eduardo Rodriguez, cirurgião do centro de saúde da Universidade de Nova York, que ofereceu ao paciente uma nova chance após o drama vivido por ele e sua família.

Em janeiro deste ano, depois de seis meses na lista de doadores, o médico Rodriguez conseguiu um doador de face para Cameron. Um jovem nova-iorquino de 23 anos, William Fisher, havia falecido e sua família concordou com a doação.

Este é William:

“Will e sua família fizeram um incrível sacrifício para devolver a mim o que tinha sido perdido”, afirmou Underwood em uma declaração para a imprensa. "Eu nunca esquecerei aquilo. Eu também sou eternamente grato ao Dr. Rodriguez e sua equipe de transplante de rosto. Minha família e eu não poderíamos ter feito essa jornada sem eles. Esperamos que minha experiência inspire outras pessoas com ferimentos faciais graves a terem esperança, pois fui inspirado por outras pessoas que vieram antes de mim. A jornada não foi fácil, mas valeu a pena”, concluiu.

Antes da cirurgia, a mãe do jovem cuja face foi doada para Underwood fez questão de conhecer o rapaz que levaria o rosto de seu filho, em um emocionante momento no hospital da universidade. Ela ainda agradeceu a ele por dar continuidade à vida de William, que desde a adolescência era registrado como doador de órgãos.

Para Underwood, o gesto significou uma verdadeira transformação. Depois de 25 horas de cirurgia, envolvendo mais de 100 profissionais do hospital universitário, Underwood recebeu os ossos da mandíbula, os 32 dentes, o tecido do céu da boca, a base da boca, além de bochechas, nariz e canais nasais de Fisher. A única parte do rosto de Cameron que permaneceu foi a língua. 

Depois de passar algumas semanas no hospital, ele foi liberado para fazer o restante da recuperação fora da instituição, surpreendendo a equipe médica pelo rápido avanço na melhora da pele. Um mês de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia e ele estava pronto para retornar a sua cidade natal, na Califórnia, mas vai mensalmente a Nova York para fazer acompanhamento. O resultado até agora é um verdadeiro milagre operado pela medicina.

Veja no vídeo a seguir a história completa contada pela Universidade:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: