Você não vai acreditar na quantidade de carrapatos removida desta cobra!

26/01/2019 às 13:002 min de leitura

Sabe as protuberâncias que é possível ver na cabeça da cobra da imagem acima? Elas não são um efeito fotográfico curioso, nem as escamas de uma espécie bizarra de réptil. O que você acabou de ver na foto são carrapatos, muitos deles, presos ao corpo e sugando o sangue do pobre animal.

De acordo com Mindy Weisberger, do site Live Science, a criatura foi capturada recentemente em uma casa em Queensland, na Austrália (só podia), e a quantidade de parasitas que ela carregava impressionou os agentes chamados para coletá-la. E de quantos carrapatos estamos falando exatamente? Antes de a gente revelar o número, dê uma olhada na imagem a seguir:

Cadê o lança-chamas? (Gold Coast and Brisbane Snake Catcher)

Infestação

Segundo Mindy, os agentes removeram nada menos do que impressionantes 511 carrapatos da cabeça e do corpo cobra – um animal da família píton que, após ter os parasitas arrancados, se encontra em tratamento em um hospital veterinário para curar a grave anemia que acabou desenvolvendo por conta da infestação. Veja outra imagem:

Olhe isso! (Gold Coast and Brisbane Snake Catcher)

Os veterinários acreditam que, na verdade, a pobre cobra já não estava muito bem quando essa população imensa de carrapatos decidiu se instalar em seu corpo. Pesquisadores que avaliaram o caso pensam que o sistema imunológico do réptil devia estar comprometido, visto que, quando um desses parasitas pica sua vítima, ele injeta anticoagulantes presentes em sua saliva que, por sua vez, entra na corrente sanguínea e gera uma resposta imunológica que pode matar o carrapato ou, pelo menos, reduzir o seu consumo de sangue.

Para que mais de 500 dessas criaturas estivessem presas à cobra, é bastante provável que ela já estivesse doente. Uma curiosidade é que a píton foi encontrada com o corpo parcialmente submerso em uma piscina, e os veterinários pensam que, embora não existam registros de que esse tipo de comportamento tenha sido observado anteriormente, o réptil poderia estar tentando afogar parte dos carrapatos.

Judiação (Gold Coast and Brisbane Snake Catcher)

Por sorte, a píton – batizada de Nike pelo pessoal que a resgatou – caiu em boas mãos e está sendo tratada por seus problemas de saúde. A expectativa, aliás, é a de que ela possa retornar à natureza dentro de alguns meses.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: