Você sabe como os pássaros enxergam as cores?

13/02/2019 às 08:002 min de leitura

Os pássaros possuem um poder que muitos seres humanos, principalmente os fanáticos por super-heróis, cobiçam. É óbvio, estamos falando da capacidade de voar. Mas, além disso, eles têm outras habilidades impressionantes. Uma delas é a sua visão extremamente desenvolvida.

Nós, meros mortais, conseguimos enxergar cores devido às células fotorreceptoras chamadas "cones", localizadas na retina. Elas são responsáveis por absorver as ondas de luz e transformá-las em cores (melhor seria dizer, nas percepções de cores que conhecemos). Para tanto, somos dotados de três células cones que detectam o comprimento das ondas azul, vermelho e verde.


 

Ah, agora falemos dos pássaros. Eles, por sua vez, possuem um combo nesse jogo. Além das ondas citadas acimas que nós podemos captar, esse animais possuem uma quarta célula cone que lhes dão o poder de perceber ondas ultravioletas. Você pode estar se perguntando o porquê disso, certo? Calma, já vamos chegar lá.

Essa questão atraiu a curiosidade de pesquisadores da Universidade Lund, na Suécia. Em uma tentativa de descobrir porque determinadas espécies desenvolvem a percepção de ondas ultravioletas, eles elaboraram uma câmera especial que pudesse fotografar vegetações do jeitinho que os pássaros as enxergam. Se quiser conferir na íntegra, os resultados dessa pesquisa estão disponíveis na revista Nature Communications.

Esse câmera permitiu que os estudiosos comparassem duas variantes de ondas UV - violeta e ultravioleta - às ondas azul, verde e vermelho em diversas vegetações fotografadas na Suécia e em Queensland, estado da Austrália. O que pareceria um emaranhado verde para você, é completamente distinguível para os pássaros - fato desconhecido até essa pesquisa. Assim, eles conseguem ver a vegetação muito melhor do que nós e isso é essencial para seu senso de localização e sua alimentação.

Os pesquisadores explicam que a diferença se encontra na quantidade de luz absorvida e refletida pelas folhas. No espectro verde, ambas são iguais. Enquanto que no espectro ultravioleta, a luz refletida é muito maior. As fotografias tiradas no estudo não conseguem demonstrar com total fidelidade como os pássaros enxergam, elas são mais uma interpretação. Mas, talvez, daqui a alguns anos possamos enxergar luz ultravioleta através de alguma invenção científica. Afinal, não demorou muito para que conseguíssemos voar, não é mesmo?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: