As 10 missões espaciais mais importantes de toda a história

16/07/2019 às 10:302 min de leitura

Tudo começou com a Guerra Fria (alô, aula de história!) e, foi graças à corrida espacial dos Estados Unidos e da União Soviética que fomos levados à primeira exploração no espaço cideral.

1. Sputinik I

É, nós sabemos quem ganhou a tal corrida. A União Soviética lançou o Sputinik I em oito de outubro de 1957. Esse momento introduziu a humanidade à Era Espacial e trouxe informações inéditas sobre a atmosfera terrestre. Seu fim aconteceu em janeiro de 1958 quando o Sputinik I explodiu em órbita terrestre.

2. Vostok I

O primeiro homem a desbravar o espaço foi Yuri Gagarin durante a missão soviética Vostok I, em 12 de abril de 1961. Essa viagem durou apenas 1 hora e 48 minutos e Gagarin se ejetou da espaçonave em direção à Terra, seguindo o plano original. Fun fact: antes de tudo, uma missão teste ocorreu com um protótipo do Vostok I que continha um manequim masculino e um cachorrinho.

3. Apollo 11

"Um pequeno passo para o homem, um gigante salto para a humanidade". Em 20 de julho 1969, Apollo 11 aterrissou e Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Em menos de 20 minutos, o piloto Buzz Aldrin juntou-se a Neil em uma caminhada de três horas, fazendo experimentos e coletando amostras lunares. A nave norte-americana retornou à Terra em 24 de julho.

4. Apollo 13

A espaçonave foi lançada em 11 de abril de 1970. Uma transmissão em TV aberta aconteceu 56 horas depois, em que os tripulantes Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise falavam com o público de casa. Nesse momento, ocorreu uma explosão dentro do módulo e a missão foi abortada. Contra todas as expectativas, no dia 17 de abril, estavam todos bem e de volta à Terra.

5. STS-51-L

Essa foi a 25ª missão de ônibus espaciais dos Estados Unidos, lançada em 28 de Janeiro de 1986. Durou apenas 73 segundos quando, após seu lançamento, um foguete com defeito levou à desintegração da nave. Todos os sete tripulantes morreram instantaneamente.  

6. Voyager 1

Lançada em 1977, ela permanece firme e forte até hoje (assim como a Voyager 2). A sonda espacial localizou vulcões na lua de Júpiter, coletou novas informações sobre os anéis de Saturno e, em 1990, ela fotografou o nosso Sistema Solar inteiro.

7. Mars Pathfinder

A sonda partiu em 4 de dezembro de 1996 e somente um ano depois, em 4 de julho, as explorações começaram. O veículo Sojourner analisou a atmosfera, clima e geologia de Marte, além de encontrar evidências de águas correntes pretéritas.

8. Estação Internacional Espacial

Os Estados Unidos e a Rússia lançaram as duas primeiras peças da Estação no outono de 1998. Em 2 de novembro de 2000, a primeira tripulação chegou. Astronautas de todo mundo continuam trabalhando em experimentos na Estação que, recentemente, completou mais de 20 anos orbitando a Terra.

9. Kepler

Partindo da Flórida em 7 de março de 2009, sua missão era explorar novos planetas. Quatro anos depois seu fim aconteceu e, em 2014, o Kepler 2 entrou em ação, dando continuidade à exploração. Em maio de 2016, 1.284 planetas foram identificados e apenas nove foram considerados habitáveis.

10. Cassini-Huygens

As sondas Cassini e Huygens foram uma colaboração entre a Nasa, a Agência Espacial Européia e a Italiana. Informações sobre os anéis e luas de Saturno e sobre Júpiter foram coletadas. Elas exploraram o espaço por vinte anos e enceraram sua missão em 15 de setembro de 2017.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: