Conheça a maior ponte impressa em 3D do mundo todo

30/01/2019 às 13:002 min de leitura

Se a impressão em 3D já alcançou até projetos de casas em Marte, é mais que aceitável que uma ponte também seja impressa. Mas não estamos falando de qualquer uma; essa é a maior ponte impressa em 3D do mundo inteiro. Ela está localizada na China e possui 26,3 metros de comprimento e 2,6 metros de altura. O professor Xu Weiguo e sua equipe, da Universidade de Tsinghua, transformou essa invenção incrível em uma verdadeira referência histórica.

Sua criação foi inspirada na ponte Zhaozhou, a mais antiga do país, criada em 605 d.C. Enquanto ela levou mais de 1 década para tomar forma, a atual ponte chinesa precisou de apenas 18 dias para que todos os seus componentes fossem impressos em concreto. Além disso, em uma declaração para a imprensa, o professor Weiguo afirmou que a ponte custou apenas dois terços do valor gasto com a antiga construção de Zhaozhou.

A ponte chinesa possui monitoramento em tempo real, o que lhe permite detectar a tensão sofrida com muita precisão, a fim de evitar possíveis acidentes. A imprensa de Tsinghua declarou que a mão de obra para construções como essa será cada vez mais escassa à medida que a tecnologia de impressão em 3D se desenvolver mais. O professor Weiguo e sua equipe contaram, ainda, com a ajuda de dois robôs na construção. Enquanto um foi responsável pela impressão e pelo sistema de monitoramento da ponte, o outro fez o trabalho duro manuseando as peças e unindo-as. 

Antes que a ponte fosse construída, um protótipo na escala 1:4 foi feito. O teste seguiu sem problemas e, por esse motivo, a equipe se sentiu confiante para pôr a mão na massa e finalmente levar a ideia para a rua. Apesar do sucesso, existem muitos pontos pendentes a serem trabalhados nessa área, principalmente porque a impressão 3D ainda não é tão popular na engenharia civil. Contudo, com o atual avanço dessa tecnologia, é esperado que seu uso se torne cada vez mais crescente.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: