Existência de vida alienígena pode ser mais provável do que se pensava

12/02/2019 às 09:001 min de leitura

Você é da turma que acredita que a humanidade está sozinha no Universo ou da que crê que os terráqueos têm companhia e certamente existe vida alienígena em algum lugar no cosmos? Se você se bandeia para a segunda opção, saiba que o diretor de ciência da NASA, o astrofísico Thomas Zurbuchen, também defende essa alternativa. Pelo menos foi isso o que ele indicou recentemente durante um evento na Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

E aí?

No evento, um dos presentes perguntou ao cientista se ele acreditava que poderia existir vida em outros planetas, e a resposta de Zurbuchen foi um sonoro “sim”. Segundo explicou, a humanidade subestimou a natureza ao duvidar que a água e outras moléculas complexas poderiam existir em outros mundos além da Terra.

Thomas Zurbuchen (Reprodução/Universidade de Boston/Jackie Ricciardi)

No entanto, os cientistas vêm descobrindo que essas e muitas outras substâncias são mais comuns do que se pensava – e considerando a vastidão extraordinária do Universo, é difícil acreditar que nenhum dos zilhões de planetas que existem por aí apresente as condições propícias para o surgimento de formas de vida.

É claro que não podemos considerar apenas condições semelhantes às que encontramos aqui na Terra, uma vez que elas não garantem, necessariamente, que a vida surgiria em um mundo parecido com o nosso em outro sistema planetário. Contudo, segundo indicou Zurbuchen, tudo consiste em uma questão de achar esses organismos. E o astrofísico disse algo mais...

De acordo com Zurbuchen, pouco importa se existem alienígenas por aí ou não – se nós, humanos, não formos capazes de garantir que o nosso próprio planeta continue sendo capaz de abrigar formas de vida. E disse mais: em vez de quebrarmos a cabeça e investirmos tanto na tentativa de tornar outros planetas minimamente habitáveis, deveríamos nos preocupar em salvar o nosso, que é perfeito para nós e tantos outros organismos. Faz sentido, você não acha?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: