Módulo da SpaceX retorna ilesa para a Terra em primeiro teste não tripulado

08/03/2019 às 12:302 min de leitura

O módulo Crew Dragon, fabricado pela SpaceX e lançado em conjunto com a NASA, retornou de seu voo de testes na manhã de hoje (08). A missão foi totalmente bem-sucedida, o que indica que a Crew Dragon pode ser, ainda esse ano, a primeira nave tripulada americana a ir até o espaço desde o fim do Programa de Ônibus Espaciais em 2011.

A missão começou no último sábado (02) com o lançamento da Crew Dragon em um foguete Falcon 9, também da SpaceX, do Kennedy Space Center, que é operado pela NASA. Tudo foi um sucesso: o propulsor da decolagem retornou corretamente para a base e o módulo viajou até a Estação Espacial Internacional (ISS), onde foi recebida pelos astronautas que a habitam atualmente – Anne McClain, David Saint-Jacques e Oleg Kononenko.

O módulo – que já está pronto para receber tripulantes, mas realizou o teste sem pessoas dentro – levou para a ISS cerca de 200 kg de equipamentos e materiais que serão usados pelos astronautas da estação em seus experimentos científicos.

 Retorno triunfal

O retorno aconteceu durante essa madruga, quando a Crew Dragon se desacoplou com sucesso da ISS e tomou o rumo de casa, percorrendo novamente a órbita da Terra até encontrar o ponto e ângulo correto para realizar o processo de reentrada – durante o qual o atrito é tão forte que pode destruir facilmente uma nave espacial.

Tudo, novamente, ocorreu perfeitamente e pudemos acompanhar da Terra quando o módulo, em queda livre sobre o mar, abriu seus paraquedas para diminuir sua velocidade e tocar delicadamente a superfície da água. Lá, a Crew Dragon foi recuperada pelas embarcações da SpaceX e a missão foi considerada um sucesso total.

Agora é uma questão de tempo – talvez poucos meses – até que os quatro astronautas da NASA selecionados para tripularem a Crew Dragon (Victor Glover, Mike Hopkins, Bob Behnken e Doug Hurley) possam viajar no módulo até o espaço e, pela primeira vez em quase oito anos, uma nave tripulada americana possa levar seres humanos para fora de nossa atmosfera.

Módulo da SpaceX retorna ilesa para a Terra em primeiro teste não tripulado via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: