Japão mostra veículo que deve usar na superfície da Lua em 2029

18/03/2019 às 04:001 min de leitura

Aparentemente, os japoneses estão decididos a desvendar os mistérios da Lua! Na última terça-feira (12), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) e a montadora Toyota anunciaram que pretendem desenvolver um veículo tripulado que deverá percorrer a superfície do satélite.

“Este veículo servirá como um importante elemento de apoio à exploração da Lua, que imaginamos que acontecerá durante os anos da década de 2030”, explicou Koichi Wakata, vice-presidente da Jaxa, durante um evento em Tóquio. “Nosso objetivo é lançá-lo ao espaço em 2029”.

Como será o veículo

(Divulgação/Jaxa/Toyota)

O veículo, que ainda está em uma etapa de conceituação, será dotado de tecnologia suficiente para que os tripulantes sejam capazes de percorrer a superfície da Lua por 10 mil km em velocidade de cruzeiro. A princípio, a ideia é usar células de combustível de hidrogênio e painéis solares.

As principais montadoras japonesas – Toyota e Honda – já contam com carros elétricos movidos a hidrogênio. Os painéis solares ajudarão a driblar a falta de combustíveis fósseis na Lua e contarão com um método limpo para a eliminação de resíduos.

Uma ilustração apresentada durante o evento mostra que o veículo contará com seis rodas. De acordo com a Toyota, ele terá cerca de 13 m² e permitirá que dois astronautas vivam nele sem grandes contratempos. Em casos de emergência, ainda será possível acomodar outros dois profissionais.

O veículo também será projetado para suportar as condições adversas que a Lua oferece para os seres humanos, como a gravidade baixa, as temperaturas extremas e, é claro, as grandes crateras pelas quais o único satélite natural da Terra é tão conhecido.

A Jaxa aproveitou para frisar que não tem planos de fabricar um foguete que seja capaz de levar pessoas para a Lua. No entanto, o veículo anunciado deverá ser de grande ajuda para o lançamento de um programa internacional de sondas espaciais nos próximos anos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: