Descoberta científica: tocar música para o queijo melhora o seu sabor

01/04/2019 às 04:001 min de leitura

Um grupo suíço de pesquisa da Bern University of the Arts conduziu um experimento para descobrir se ondas sonoras poderiam afetar o sabor de queijos. Para isso, tocaram variados estilos musicais com padrões sonoros diferentes e investigaram qual deles apresentou o melhor resultado.

Parece bobagem, mas o estudo faz parte de um campo científico sério, denominado sonoquímica, que estuda o efeito de ondas sonoras em reações químicas como as da formação de laticínios. Esse campo do conhecimento já criou várias tecnologias interessantes para o dia a dia, como o ultrassom.

Tudo pode ser explicado

Beat Wampfler, líder do grupo de pesquisa, afirma que o sabor e a formação do queijo são resultados da ação de bactérias e acredita que fatores diferentes dos observados na produção clássica, como umidade, temperatura ou nutrientes, podem afetar a ação desses micro-organismos e o sabor final. Sons, ultrassom e até mesmo música poderiam levar a efeitos físicos no produto.

Para fazer o teste, a pesquisa utilizou nove peças de queijo e tocou um som diferente para cada, em loop, durante 24 horas: 5 músicas populares e 4 outros gêneros.

E os resultados?

Fonte: Reprodução/Unsplash

Especialistas da ZHAW Zurich University of Applied Sciences fizeram a análise dos resultados — sim, é isso mesmo, a pesquisa foi grande o suficiente para envolver outras universidades. A conclusão foi de que os queijos que ouviram música tinham um sabor significativamente mais brando e frutado; entre eles, o queijo que ouviu hip hop foi o mais forte em cheiro e sabor e também apresentou gosto frutado em maior intensidade.

É importante lembrar que o estudo ainda está em andamento. Apesar de os principais testes cegos oferecendo os queijos a degustadores já terem sido efetuados, falta a análise bioquímica para confirmar os resultados. Então, se você quiser melhorar o sabor do queijo que faz na cozinha da sua fazenda, já pode se inspirar: coloque um headphone nele e toque um bom e intenso hip hop.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: