Novo helicóptero da Nasa está pronto e fará missão em Marte no ano de 2021

04/04/2019 às 05:002 min de leitura

Com o objetivo de fazer novas expedições em Marte no ano de 2021, a NASA desenvolveu um curioso tipo de helicóptero. Ele foi devidamente adaptado para sua missão, composto por apenas 1,8 quilos de fibra de carbono, alumínio, cobre, silício e uma espécie de espuma. O chamado "Mars Helicopter" completou com sucesso seus testes de desempenho em janeiro deste ano, demonstrando que a tecnologia já está pronta para sobrevoar a superfície marciana.

No entanto, o trabalho é mais complexo do que parece. Pilotar um helicóptero não é uma tarefa fácil, sobretudo quando se trata de Marte. Em primeiro lugar, é preciso que o material seja resistente a temperaturas de até -90ºC, sem contar com a composição atmosférica e gravidade completamente diferentes das terrestres.

Reprodução/IFL Science

"A atmosfera marciana tem apenas cerca de 1% da densidade que há na Terra.", declarou MiMi Aung, gerente do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, localizado no sul da Califórnia. Neste local, um simulador de voo de 7,6 metros de altura foi criado para imitar as circunstâncias que o helicóptero enfrentará em sua missão. Na máquina, um vácuo suga o nitrogênio, o oxigênio e outros gases, substituindo-os por dióxido de carbono — principal componente da atmosfera marciana. A questão gravitacional, contudo, já é mais complicada.

Reprodução/BBC News

Segundo Teddy Tzanetos, condutor dos testes de desempenho, é necessário retirar dois terços da gravidade terreste para simular os voos do Mars Helicopter. Para tanto, a equipe conectou um dispositivo ao topo do helicóptero capaz de colocar as condições de voo dentro dos parâmetros da gravidade do planeta vermelho. Antes de fazer os testes finais, a equipe utilizou um protótipo que alcançou 75 minutos no ar. 

Reprodução/Vimeo

A missão Mars 2020 Rover deve partir do Cabo Canaveral, na Flórida, em julho de 2020 portando o helicóptero — com previsão de chegada à Marte seis meses depois. O objetivo da expedição é conduzir avaliações geológicas para determinar os níveis de habitabilidade, procurar antigos sinais de vida, além de coletar amostras de solo e rochas. Alguns meses após o desembarque, o helicóptero iniciará sua exploração em um novo planeta.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: