Homem vira alvo de fúria após pôr fóssil de tiranossauro à venda no eBay

22/04/2019 às 12:002 min de leitura

Se você curte paleontologia, já deve ter ouvido sobre pessoas que se meteram em confusão — tanto com cientistas como com as autoridades — por comercializarem ou adquirirem fósseis raros. O último a virar manchete pelo mundo foi o caçador de fósseis Alan Detrich, do Kansas, nos EUA, que resolveu colocar um exemplar de tiranossauro à venda no eBay na esperança de que algum colecionador se proponha a pagar a pequena fortuna de US$ 2,95 milhões (pouco mais de R$ 11,6 milhões) pelo espécime.

Fúria

De acordo com Laura Holson, do The New York Times, o fóssil foi descoberto em um local de Montana conhecido como Hell Creek Formation, onde Detrich teria encontrado outros ossos de dinossauro. O exemplar em questão consiste em um tiranossauro jovem, com corpo de cerca de 4,5 metros de comprimento e cabeça com 21 polegadas, que tinha por volta de 4 anos quando morreu — o que faz dele um “bebê”.

(Reprodução/eBay/Alan Detrich)

Aliás, o esqueleto está sendo vendido como “possivelmente o único tiranossauro filhote já encontrado no mundo”, o que explica o fato de muitos cientistas estarem furiosos por o exemplar sido colocado à venda, quando, na verdade, deveria ser doado a alguma instituição de pesquisa de respeito para ser adequadamente catalogado, estudado e preservado.

(Reprodução/The New York Times/George Etheredge)

O tiranossauro bebê chegou a ser emprestado por Detrich ao Instituto de Biodiversidade e Museu de História Natural da Universidade do Kansas há 2 anos, onde ficou em exposição até recentemente. No entanto, a equipe da universidade acredita que tudo não passou de uma manobra do caçador de fósseis para que o exemplar ganhasse fama — e valor — e pudesse ser vendido depois.

Os paleontólogos temem que, uma vez que seja adquirido por algum ricaço, o exemplar possa simplesmente desaparecer em uma coleção. Outro medo dos cientistas é que a venda acabe despertando o interesse de outras pessoas em fazer fortuna com o comércio de fósseis e se forme um negócio que pode prejudicar, e muito, o estudo e a preservação não só de animais extintos mas também de parte da nossa história.

(Reprodução/eBay/Alan Detrich)

Até o momento da publicação desta matéria, perto de 6 mil pessoas estavam acompanhando a negociação do bebê tiranossauro no eBay e é possível que esse número continue aumentando, apesar da revolta que a situação vem causando mundo afora.

E você, caro leitor, o que opina sobre o que o caçador de fósseis se propôs a fazer?