Fóssil pré-histórico consiste no caranguejo mais esquisito já descoberto

27/04/2019 às 04:162 min de leitura

Nós do Mega Curioso não sabemos você, mas, a gente acha que a criatura que você acabou de ver acima tem o maior jeitão de personagem de desenho animado. No entanto, a imagem consiste em uma ilustração que retrata a aparência de um caranguejinho fossilizado recém-descoberto por um time de paleontólogos que viveu entre 90 e 95 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo.

Esquisitão

De acordo com Shane McGlaun, do site Slash Gear, a descoberta da nova espécie foi anunciada por uma equipe internacional de cientistas – que encontraram centenas de fósseis incrivelmente bem-preservados do caranguejo em formações rochosas na Colômbia e nos EUA. Segundo descreveram, o bichinho tinha mais ou menos do tamanho de uma moeda, olhos desproporcionalmente grandes e desprotegidos de órbitas, garrinhas curvadas, corpo alongado, a cauda exposta e boca composta por estruturas parecidas com patas.

(Reprodução / Futurity / Vencejo Films / Daniel Ocampo R.)

Além disso, a criatura era dotada de patas semelhantes a pequenos remos, algo que não se via em um artrópode marinho desde que os escorpiões-do-mar entraram em extinção, há mais de 250 milhões de anos, o que indica que o caranguejinho possivelmente passava mais tempo nadando do que perambulando pelo leito oceânico. Outra esquisitice é que os adultos apresentavam características que normalmente são observadas em caranguejos ainda em sua fase larval, só que amplificadas, e eles também desenvolveram novos atributos – em um processo evolutivo chamado heterocronia.

"Ornitorrinco" dos caranguejos

O bichinho foi batizado de Callichimaera perplexa, ou “bela quimera desconcertante” em tradução livre, nome que reflete o quão esquisitinho ele era. Aliás, pode que o caranguejinho não pareça muito diferente dos caranguejos atuais para a maioria de nós. Mas, segundo disseram os paleontólogos, os exemplares de hoje, além de terem carapaças mais amplas e serem de maior tamanho, são dotados de garras poderosas, caudas curtas que ficam ocultas sob o corpo e olhinhos pequenos situados em estruturas conhecidas como pedúnculos oculares.

(Reprodução / Futurity / Yale Peabody Museum of Natural History / Elissa Martin)

Por outro lado, o C. perplexa contava com boca de camarão, carapaça de lagosta e olhos de larva – e mais parecia um ornitorrinco do mundo dos caranguejos. Em outras palavras, o fóssil possui uma série de feições que são bastante incomuns e que não correspondem às características que os “manuais” listam como sendo as que definem um caranguejo como... caranguejo, o que significa que talvez seja necessário rever as definições desses animais.