Pesquisadores descobrem amostra de água que data da Era do Gelo

31/05/2019 às 04:011 min de leitura

Pesquisadores estadunidenses coletaram uma amostra de água do mar histórica. A amostra data da última Era do Gelo, há cerca de 20 mil anos, quando os blocos de gelo atingiram seu ápice antes de começarem a descongelar, espalhando toda a água doce no oceano salgado. Esta é a amostra de água mais antiga já descoberta. O estudo faz parte de uma ciência chamada paleoceanografia, responsável por investigar como os oceanos eram compostos no passado.

Créditos: Pixabay

Em pesquisa publicada na revista científica Geochimica et Cosmochimica Acta, os estudiosos relatam que extraíram a amostra de uma rocha sedimentar no fundo do oceano perto das Ilhas Maldivas. A rocha foi então submetida à uma prensa hidráulica e, com uma pressão extremamente alta, a água que estava presa em seus poros foi liberada.  

A explicação para tanto tempo de armazenamento dessa 'água milenar' é que ela foi coberta por sedimentos, o que permitiu que ficasse intacta até que a rocha fosse perfurada pelos cientistas. As amostras foram extraídas usando o JOIDES Resolution, um navio que capaz de coletar núcleos de rocha de quase 2 quilômetros de comprimento e até 5 quilômetros de profundidade. A equipe estava estudando sedimentos para entender como eles se formaram, mas a água que eles extraíram se revelou mais salgada do que o esperado. 

"Essa foi a primeira indicação de a amostra era incomum", explica em nota a professora assistente de ciências geofísicas da Universidade de Chicago, Clara Blättler. Os oceanos eram significativamente mais salgados, mas devido ao derretimento das geleiras, isso mudou. 

As novas amostras fornecem a primeira visão direta de como o oceano reagiu às oscilações geofísicas da última era glacial. A conclusão pode ajudar a desenvolver melhores modelos climáticos para ajudar a entender as mudanças do nosso mundo atual. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: