Incrível! Este é o vídeo mais antigo do mundo de um eclipse solar total

05/06/2019 às 02:002 min de leitura

Os eclipses solares totais acontecem quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol, cobrindo a estrela completamente por curtos períodos de tempo e consistem em um fenômeno que fascina a humanidade há milênios. Pois a filmagem mais antiga de um desses eventos de que se tem notícia foi produzida pelo inventor e ilusionista britânico – sim, caro leitor, ele era um mágico! – Nevil Maskelyne no dia 28 de maio do ano de 1900, ou seja, há quase 120 anos, e foi redescoberta e restaurada recentemente. Confira a seguir:

[POR GENTILEZA, INSERIR ESTE VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=q4jfPfMKBgU]

Façanha

O filme original fazia parte do acervo da Real Sociedade Astronômica, na Inglaterra, e, em parceria com o British Film Institute, o material foi recuperado por especialistas, escaneado e, agora, pode ser assistido em qualidade 4K. A sequência foi originalmente capturada por Maskelyne na Carolina do Norte, nos EUA, durante uma expedição da Real Sociedade Astronômica, e o cara devia ser muito fã de eclipses, pois, 2 anos antes, ele acompanhou um desses eventos em uma viagem à Índia, mas os filmes foram roubados, infelizmente.

(Reprodução / YouTube / BFI)

Maskelyne criou gosto pela fotografia e pelo cinema e incluía ambas as artes em seus espetáculos de ilusionismo. E, sendo inventor, o britânico chegou a desenvolver novos equipamentos e tecnologias, sendo que, para poder capturar o eclipse, o mágico criou um adaptador telescópico especial para a sua câmera.

Sobre a transição de Maskelyne de ilusionista a colaborador da Real Sociedade Astronômica – uma das instituições científicas mais respeitadas do mundo –, o interessante é que na Era Vitoriana, as artes, o ilusionismo, o ocultismo e as ciências caminhavam meio que de mãos dadas, segundo o entendimento do povo da época. No caso de Maskelyne, além de ter um grande fascínio pela astronomia, ele se dedicava a expor fraudes e charlatões, então, a mudança de rumo na carreira do britânico não foi assim tão sem sentido. Só é uma pena que esse vídeo do eclipse seja o único trabalho de Maskelyne que tenha sobrevivido à passagem do tempo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: