Clima da Sibéria será ideal para se viver em 2080

21/06/2019 às 07:001 min de leitura

Já pensou em morar na Sibéria? Mesmo que a ideia ainda não tenha passado pela sua cabeça, saiba que esse é o lugar que pode se tornar o mais habitável do planeta até 2080. Pelo menos é o que aponta um estudo publicado na Environmental Reserarch Letters, que prevê um aumento da população na Sibéria em até 500% nas próximas décadas.

Isso porque, as condições climáticas do local (Oymyakon, na mesma região, registrou a menor temperatura do planeta: -67,7ºC) são as mais favoráveis considerando as mudanças climáticas pelas quais o planeta está passando. O aumento das temperaturas têm transformado lugares como Miami Beach e a África Central inabitáveis.

Já a Sibéria, localizada na parte asiática da Rússia, que embora represente 77% do território do país, concentra apenas 27% da população, mesmo com o aumento das temperaturas mostra-se um local mais favorável para a adaptação do homem na terra no futuro.

Foto: Amos Chapple/Zumapress.com

Para chegar a esta conclusão, o estudo do Centro de Pesquisa Federal Krasnoyarsk criou dois cenários: um com mudanças brandas no clima e outro prevendo mudanças extremas.

Considerando um aumento de temperatura global que poderia variar entre 3,4ºC a 9,1ºC, os cientistas concluíram que as condições de habitat na Rússia Asiática aumentariam em 15%. Isso representaria um potencial cinco vezes maior do território em receber novas comunidade, já que até mesmo o solo conseguiria se adaptar às novas temperaturas.

Mas muita calma na hora de arrumar as malas e partir para Sibéria. O estudo indica que o local ainda não tem infraestrutura, além de sofrer com diversos problemas. Recentemente, um surto de antraz, bactéria rara que infecta animais e seres humanos, assustou toda a região, depois que bactérias consideradas “mortas” voltaram a causar mortes. O episódio ficou conhecido como o Apocalipse Zumbi da Sibéria.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: