Degelo da Groenlândia revela mais de 50 lagos subglaciais

01/07/2019 às 07:001 min de leitura

Um estudo inédito da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, conseguiu identificar 56 lagos abaixo de um grande manto de gelo da Groenlândia. As imagens que mostram os lagos subglaciais foram obtidos através de registros aéreos e são um alerta importante com relação aos impactos das mudanças climáticas nas paisagens ao redor do globo. 

Os lagos subglaciais são reservatórios que se formam abaixo das massas de gelo e estão ligados diretamente ao aumento do nível do mar (de maneira global), uma vez que colaboram para o aquecimento e derretimento do gelo que fica acima deles. Na Groenlândia, a massa de gelo do território mede cerca de sete vezes o tamanho do Reino Unido e está presente em cerca de 80% da ilha. Para a realização do estudo, os pesquisadores analisaram mais de 500 mil quilômetros da área.

Foto: Superfície de Gelo na Groelândia. Winnie Chu/Universidade de Stanford

Antes desta análise, acreditava-se que haviam apenas apenas quatro lagos subglaciais na Groenlândia, mas o estudo mostrou que o número é, na verdade, 1300% maior. Além da Groenlândia, outro sinal de alerta relacionado ao número de lagos subglaciais vem da Antártida. No local, acredita-se que existam mais de 400 lagos formados a partir do degelo das massas polares.

De acordo com o pesquisador Jade Bowling, um dos responsáveis pelo estudo na Groenlândia, diferente do que já acontece com os lagos encontrados na Antártida, onde se tem mais compreensão de como funcionam, até agora não havia muitas informações sobre os reservatórios da Groenlândia. A pesquisa também mostrou que dos 60 lagos identificados, cerca de 7% podem ser considerados ativos (com corrente fluindo). Mesmo com o índice relativamente baixo, os cientistas acreditam que o número possa aumentar se o clima for mais quente. 

Por fim, a pesquisa mostra a presença de lagos em partes mais internas e elevadas da ilha, onde, na teoria, seria mais frio. Isso pode indicar que o manto de gelo que cobre a Groenlândia está mais suscetível aos impactos das mudanças climáticas do que anteriormente se imaginava.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: