Asteroide nunca antes avistado passa raspando pela Terra

05/08/2019 às 11:002 min de leitura

Mesmo com metade do país pedindo “vem, meteoro!”, a culpa de ninguém ter visto a aproximação do "2019 OK" foi do Sol: como o asteroide estava a caminho da Terra em uma trajetória alinhada à estrela, seu brilho tornou impossível que ele fosse detectado – pelo menos, até que ele aparecesse cima de nós. 

Segundo a NASA, a gigantesca rocha de 130 metros de largura passou raspando na última quarta: 73 mil quilômetros é menos de um quinto da distância até a Lua. O objeto foi detectado por astrônomos amadores de Minas Gerais, que emitiram o alerta.

Bennu, a questão do 'quando'

O 2019 OK não é o único a tirar o sono dos astrônomos: há uma pequena chance de outro, o Bennu, atingir a Terra em setembro de 2135. A NASA tem planos para parar o Bennu através de duas abordagens, e nenhuma delas é explodi-lo com uma bomba nuclear. "Isso dá um ótimo filme, mas o problema de se usar uma bomba nuclear é que ela pode ou não funcionar – mas, definitivamente, vai tornar o asteroide radioativo”, explicou o cientista-chefe da Royal Institution of Australia, o astrônomo Alan Duffy.

As duas estratégias envolvem mudar a trajetória do asteroide ao longo do tempo e para longe da Terra. Porém, para que seja possível fazer isso não apenas com esse mas com todos os que entrarem no caminho da Terra, é preciso, segundo Duffy, “abordagem global dedicada” à detecção de asteroides porque, “mais cedo ou mais tarde, haverá um com nosso nome. É só uma questão de ‘quando’, não de ‘se’.”

O Bennu, captado pela OSIRIS-REx (Fonte: NASA/Reprodução)

A missão de evitar que Bennu atinja a Terra foi iniciada em 2016, com o lançamento da  OSIRIS-REx (ou Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) pela NASA. O objetivo da nave é determinar as propriedades físicas e químicas do asteroide. Em 2023, a OSIRIS-REx deve estar de volta à Terra.

Asteroide nunca antes avistado passa raspando pela Terra via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: