Você precisa ver as assombrosas reconstruções feitas por este arqueólogo!

08/08/2019 às 02:005 min de leitura

Nós do Mega Curioso já compartilhamos por aqui mais de uma reconstrução impressionante criada pelo sueco Oscar Nilsson, um arqueólogo que alia técnicas forenses à escultura, tecnologia e à detalhada investigação histórica e antropológica para revelar ao mundo como eram as faces de pessoas que viveram no passado – algumas há milhares de anos.

Trabalho minucioso

Segundo explicamos em uma matéria anterior sobre o talentoso arqueólogo, Nilsson geralmente inicia o processo de reconstrução com a obtenção de uma cópia digital dos crânios dos indivíduos e a impressão de réplicas tridimensionais – para preservar os artefatos originais. Depois, o sueco passa para o levantamento de informações junto aos cientistas que descobriram as ossadas e à determinação do sexo, etnia, peso aproximado, idade estimada etc., além de submeter amostras a exames de datação e de DNA.

A partir dessas informações todas, Nilsson consegue não só definir aspectos como cor dos cabelos e dos olhos e tom de pele, como estimar a espessura da musculatura e outros tecidos que compõem a face com bastante precisão. Só que as reconstruções do sueco vão muito além do mero científico. Os rostos que ele recria têm expressões, imperfeições, rugas, manchinhas, sardas... enfim, eles parecem ter vida, e o arqueólogo dedica em média 200 horas na realização de cada trabalho.

De acordo com o pessoal do site Bored Panda, o resultado de tanta dedicação é tão impressionante que diversos museus espalhados pelo mundo já convidaram Nilsson para participar de colaborações e parcerias. A seguir você pode conferir uma seleção dos rostos que já foram recriados pelo arqueólogo:

1 – Adolescente de 9 mil anos atrás

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Batizada de Avgi, a jovem acima tinha mais ou menos 18 anos de idade quando morreu, há 9 mil anos, mais ou menos, por volta da época em que o surgimento da agricultura teve início – e seu esqueleto foi descoberto em uma caverna situada na Tessália, Grécia.

2 – Rainha Huarmey

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

O cadáver da senhora acima foi encontrado juntamente com o de outras 57 mulheres no Peru, em 2012, em uma tumba repleta de tesouros identificada como pertencendo à cultura Wari, que precedeu os Incas. No entanto, seu corpo foi sepultado com mais riquezas e artefatos do que os das demais e, por isso, ela passou a ser chamada de Rainha Huarmey – uma mulher que, conforme indicaram as análises realizadas em sua ossada, viveu há cerca de 1,2 mil anos e dedicou a maior parte da vida à tecelagem, atividade extremamente apreciada e reconhecida por seu povo.

3 – Jovem da Idade da Pedra

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Essa acima é aparência de uma jovem que viveu há 5,5 mil anos, durante a Idade da Pedra. Seu esqueleto foi descoberto em Brighton, na Inglaterra, com o cadáver de um bebezinho em seu peito, o que sugere que a moça – que tinha por volta de 20 anos – faleceu em decorrência de complicações durante o parto. Achou estranho o tom da pele, mais moreno do que o esperado para nativos da Grã-Bretanha? Isso se deve ao fato de que, na época em que a mulher viveu, era grande a migração dos povos do norte da África para a Europa.

4 – Mulher neandertal

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Os ossos da neandertal da reconstrução acima foram descobertos em Gibraltar em meados do século 19, e ela viveu entre 45 mil e 50 mil anos atrás.

5 – Viking sueco

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Este conterrâneo de Nilsson viveu no início do século 11, e análises de seu DNA revelaram que ele era ruivo, tinha a pele clara, olhos azuis e faleceu quando tinha por volta de 45 anos de idade.

6 – Estrid Sigfastsdotter

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Estrid Sigfastdotter, segundo indicam os objetos que foram encontrados sepultados com seu corpo, foi uma mulher abastada e influente que viveu no século 11 em Taby, próximo a Estocolmo, e chegou a completar por volta de 80 anos de idade – algo bastante incomum para as pessoas da época.

7 – Adelasius Elbachus

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

O rapaz de aparência distinta da imagem viveu na Suíça durante o século 8, e exames em seus ossos revelaram que ele padeceu com diversas infecções e sofria de desnutrição. No entanto, seus dentes, ao contrário do que se esperaria de uma pessoa com saúde debilitada – e da galera da época, na verdade –, eram retinhos e bonitos, por isso o rosto de Adelasius Elbachus foi recriado com esse sorrisinho maroto.

8 – Homem do Neolítico

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Esse em primeiro plano é o rosto de um homem que viveu há 5,5 mil anos, durante o Neolítico. Em segundo ploano, você pode ver Nilsson trabalhando em sua criação.

9 – Mulher romano-britânica

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

A mulher da reconstrução acima viveu somente até os 25 ou 35 anos de idade, e seus ossos indicaram que ela teve uma existência bastante dura, dedicada a pesados trabalhos físicos, possivelmente na agricultura. Uma curiosidade é que os arqueólogos encontraram diversos pregos ao redor de seu cadáver, o que sugere que, ou os coveiros não foram muito cuidadosos ou os objetos foram colocados no local para evitar que sua alma perseguisse os vivos.

10 – Homem da Idade do Ferro

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

O sujeito da reconstrução viveu há cerca de 2,4 mil anos na Bretanha, tinha os dentes da frente separados e gozava de boa saúde quando morreu – com idade estimada entre 24 e 31 anos. Ficou intrigado com o penteado? Esse era o estilo usado pelas tribos germânicas que ocupavam o território na época.

11 – Birger Jarl

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Esse acima era o rosto de Birger Jarl, monarca sueco que reinou entre os anos de 1248 e 1266.

12 – Homem da Idade do Bronze

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Não podemos dizer que o sujeito acima era belo... Mas, as análises realizadas em seus ossos revelaram que ele viveu há 3,7 mil anos, sofria de desnutrição e anemia e faleceu entre os 25 e os 35 anos de idade.

13 – Britânico da Era Saxã

(Fonte: Bored Panda / Oscar Nilsson / Reprodução)

Análises em seus ossos apontaram que ele era robusto e forte, e vestígios de inúmeros ferimentos antigos por seu corpo sugerem que ele provavelmente foi um soldado. Ele tinha mais ou menos 45 anos ao morrer.

 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: