Comando da “Força Espacial” dos EUA será lançado oficialmente nesta semana

28/08/2019 às 02:002 min de leitura

Você deve se recordar da proposta aventada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, de criar uma “Força Espacial” – para ser um braço da Força Aérea norte-americana. Pois, há alguns dias, depois de uma reunião com o Conselho Nacional do Espaço, o vice-presidente do país, Mike Pence, anunciou que o Comando Espacial dos EUA será oficialmente lançado até o fim deste mês, ou seja, ainda nesta semana.

Guerra nas Estrelas?

Na verdade, faz mais de 1 ano que Trump vem tagarelando a respeito de criar uma espécie de brigada espacial. Mas a ideia só foi formalizada no início do ano, com a assinatura de um decreto que ordenou que o Pentágono estabelecesse a tal Força Espacial como parte do Exército, Marinha, Força Aérea, Infantaria de Fuzileiros Navais e Guarda Costeira do país.

Agora, segundo Hanneke Weitering, do site Space.com, Mike Pence revelou quem deverá chefiar a nova Força Espacial. O homem que estará à frente do Comando Espacial dos EUA – ou SPACECOM – e se encarregará de liderar as operações de defesa que venham a ocorrer no espaço é John Raymond, general que atua no momento como chefe do Comando Espacial da Força Aérea, fundado no início dos anos 80.

(Fonte: The Washington Times / Associated Press / Reprodução)

Já o novo braço atuará em conjunto com o Comando Estratégico, o Comando de Operações Especiais e outros comandos que fazem parte do Departamento de Defesa. Seu lançamento oficial está programado para acontecer nesta quinta-feira (29), e o comando contará com 87 pessoas – que responderão diretamente ao General John Raymond. Entretanto, vale destacar que o Comando Espacial e a Força Espacial, embora venham a trabalhar lado a lado, não consistem na mesma coisa.

Enquanto o Comando será responsável por liderar as operações espaciais, a Força terá como função dar suporte às operações, tanto com recursos como com combatentes especializados, e poderá ser lançada no ano que vem. E para quê tudo isso? Segundo as palavras do vice-presidente dos EUA, “para garantir que o país esteja preparado para defender a população, seus interesses e seus valores, seja na imensidão do espaço ou aqui na Terra”.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: