Edscottita: cientistas analisam meteorito e encontram mineral desconhecido

05/09/2019 às 17:001 min de leitura

Pedaços de meteorito encontrados na cidade de Wedderburn, na Austrália, trouxeram uma descoberta para a classe cientifica em 1951. Desde então, o pequeno pedaço de rocha preta e vermelha de apenas 210 gramas vinha sendo pesquisado por diversas equipes. E agora, o mineralogista Caltech Chi Ma, em uma nova analise, descobriu uma forma natural de mineral de carboneto de ferro, nomeado como edscottita.

Dr. Stuart Mills com o meteorito Wedderburn/Reprodução: Suff

As análises anteriores já haviam apresentado traços de ouro, ferro, kamacita, schreibersita, taenita e troilita. O edscottita, novo item da lista, tem sido considerado um grande feito pela possibilidade de encontrá-lo em uma formulação natural, diferente da versão sintética que é conhecida há décadas.

O curador de geociências do Museu Victoria – local onde o meteorito havia sido mantido em acervo desde a sua descoberta - Stuart Mills (foto) comentou ainda em entrevista ao The Age sobre ter conhecimento de mais de 500 mil novos minerais descobertos em laboratório ao longo da história. A novidade e os dados apresentados por Mills reforçam ainda a infinidade de possibilidades que os cientistas ainda tem pela frente e o vasto campo de estudo e aprendizado que envolvem o nosso planeta.