Pais de rãs venenosas levam seus bebês para lagos distantes

09/09/2019 às 02:001 min de leitura

Há muito que se aprender com os pais rãs. Isso porque cientistas descobriram que em algumas espécies são eles, os pais, os responsáveis por levarem seus filhotes recém-nascidos para o primeiro banho em uma lagoa. Presença significativa desde o primeiro coachar.

Espécies conhecidas por serem consideradas venenosas foram acompanhadas por cientistas que observaram que esse trajeto para o “primeiro banho” é realizado pelos pais, que aguardam os ovos eclodirem para levar suas pequenas rãs para conhecerem a água.

Para o biólogo Andrius Pašukonis, da Universidade de Stanford, em alguns casos os pais das rãs chegam a percorrer “uma jornada” de mais de 400 metros (se você achar pouco, pense ser um pequeno anfíbio carregando seus filhos recém-nascidos nas costas, literalmente).

O cientista explicou que, para chegar a tal conclusão, ele e sua equipe colocaram pequenos transmissores, como se fossem fraldas, em 11 sapos tóxicos da Guiana Francesa e em outros 7 sapos de três listas no Peru.

Passeio custoso

Apesar do custo de energia e do maior risco de encontrar predadores, os pesquisadores explicam que levar as jovens rãs para piscinas distantes pode oferecer benefícios evolutivos, como diminuição do risco de endogamia — quando ocorre acasalamento entre indivíduos da mesma família — e menor competição por recursos. No entanto, a neurobióloga Sabrina Burmeister — que estuda a cognição de sapos venenosos, mas não participou da nova pesquisa — ressalta que é difícil dizer o que exatamente motiva os sapos a irem mais longe.

Segundo ela, a pesquisa vai ajudar a proteger as espécies de rã da extinção, já que é fundamental conhecer seus hábitos e habitats que escolhem para se desenvolver.

Pai levando seus pequenos para um banho de lagoa. (Fonte: Scientific American/Reprodução)
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: