Leite materno doado por bancos não é nutritivo para bebês

02/10/2019 às 13:002 min de leitura

Os bancos de leite espalhados por todo o mundo são uma alternativa potente para bebês prematuros e recém-nascidos que necessitam do leite materno e, por algum motivo, não conseguem acessá-lo “naturalmente”. Agora, um estudo da Universidade do Colorado pode ter implicações em como esses bancos armazenam, preparam e distribuem o leite materno.

A pesquisa, que utilizou 138 amostras de leite materno doado pelo The Mother’s Milk Bank, analisou o perfil calórico e nutritivo usando o analisador Miris Human Milk, único produto aprovado e disponível para testagem do leite materno. Os resultados mostraram uma densidade calórica mais baixa do que o esperado no leite.

A professora assistente de pesquisa no departamento de pediatria da Universidade de Rochester e coautora do estudo Bridget Young lembra que é importante observar que fortificadores são utilizados junto ao leite materno em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal para garantir que os bebês prematuros recebam os nutrientes necessários. “No entanto, nosso estudo pode mudar a maneira como o leite materno de doadoras é usado em outros ambientes, como em creches ou em casa", destacou.

Foto: Pixabay

Nos Estados Unidos, tem sido cada vez mais comum a prática de pais comprarem leite materno de doadoras nos bancos de leite e, nessas situações, é importante lembrar da observação de Young sobre a reposição nutritiva. Ela diz ainda que a padronização dos níveis de zinco no leite materno doado é difícil porque o processo de medição é bastante demorado. Além disso, o zinco diminui consideravelmente ao longo da lactação e, em geral, os bancos de leite têm um estoque limitado.

O estudo sugere, então, uma nova equação, que se baseia no tempo pós-parto da doadora de leite materno — espaço de tempo entre o parto e o início da amamentação — e que poderia prever o nível de zinco na doadora e ajudar a padronizar os bancos de leite. “Esse ainda é um campo emergente de pesquisa e prepara o terreno para novos trabalhos sobre esse assunto. Mas, demos um passo importante ao demonstrar novas descobertas sobre a composição do leite materno das doadoras e a maneira como poderemos otimizar essa importante forma de nutrição para bebês”, salientou.

A pesquisa foi publicada no The Journal of Pediatrics.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: