Quem foram os primeiros homens a voar?

10/10/2019 às 07:001 min de leitura

Como acontece com a maioria das invenções, a realização do grande sonho humano de voar ocorreu a partir de um incidente corriqueiro, quase cômico. Numa tarde do ano de 1782, na cidade de Avignon, na França, o jovem Joseph-Michel Montgolfier presenciou uma cena inusitada: caída no campo ao lado de uma fogueira, a calcinha de sua esposa começou a inflar e, levitando, foi elevada pelo vento.

O rapaz começou a fantasiar um ataque à inexpugnável Fortaleza de Gibraltar com um exército erguido do chão por um artefato semelhante àquela calcinha, porém maior.

Primeiros artefatos a voar

Assim, construiu um pequeno balão com um barco de madeira de 2,3 kg e 1,5 m de altura. Colocando-o sobre uma pequena fogueira, viu a geringonça subir a mais de vinte metros do chão. Com a ajuda do irmão Jacques-Étienne, o segundo teste foi com um barco maior e também mais pesado (7 kg). Feito em dezembro de 1782, terminou com o balão destruído pois a força de sustentação foi tão grande que os cientistas perderam o controle da nave. 

Decidiram, então, fazer uma apresentação pública, para reivindicarem a autoria do invento do voar. O globo do novo balão possuía 9 metros de diâmetro, era feito de galhos e folhas mortas com três camadas de papel no interior pesando 225 kg. A apresentação pública ocorreu na cidade natal dos irmãos, Annonay. O voo foi um tremendo sucesso, estendendo-se por 2 km, durante mais de 10 minutos, numa altitude de 1.600 a 2 mil metros. Outra novidade foi a presença de passageiros: uma ovelha, um galo e um pato, suspensos em uma gaiola.

O voo inaugural

Finalmente, no dia 21 de novembro de 1783, um enorme balão alaranjado construído pelos irmãos Montgolfier levou a bordo os primeiros humanos a voar: o físico Jean-François Pilatre de Rozier e um marquês cujo nome a História não registrou. 

A partir desse voo inaugural com humanos, e mesmo com todos os perigos e contratempos, os voos em balões logo se tornaram um dos maiores espetáculos na Europa. Além da paisagem, ofereciam aos corajosos passageiros um piquenique com um cardápio sofisticado: pombo assado, croissant e limonada. Inesquecível.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: