Bares da Itália passam a usar canudos sustentáveis... de macarrão

14/10/2019 às 03:002 min de leitura

Tetracampeões mundiais de futebol, os italianos estão mandando seus canudos plásticos para escanteio. Os frequentadores de bares na Itália passaram a utilizar, para consumir suas bebidas, canudos feitos de macarrão.

Divulgada pela rede social Reddit, a notícia destacou: "Aqui na Itália, os bares estão começando a utilizar macarrões como canudos para reduzir o uso do plástico". E se autoelogiam: "Nossa tecnologia encanta o mundo mais uma vez".

Uma companhia londrina, chamada Stroodles, anunciou que seus clientes podem "beber com facilidade" e se manter ambientalmente responsáveis usando macarrões sem sabor e biodegradáveis — semelhantes à massa bucatini, um tipo de espaguete grosso com um buraco no meio — nos seus drinks gelados.

Os canudos são veganos, adaptáveis a qualquer tamanho de copo, embora não possam ser utilizados em bebidas quentes, segundo a empresa, a não ser que o usuário queira transformar tudo em uma sopa de macarrão.

aFonte: Reddit/GranFabio

Inspirando o mundo

O site é enfático: "Queremos inspirar o mundo e mostrar como é fácil fazer o bem — com um Stroodle de cada vez. Com Stroodles, você não tem que mudar comportamentos nem comprometer sua experiência de beber".  

Uma caixa com 12 canudos pode ser adquirida por cerca de R$ 18,15, e um pacote econômico, com 100, sai por aproximadamente R$ 67,50.

Os Stroodles se decompõem no dia seguinte após o uso "sem nenhuma ação extra", o que é bem mais rápido qua a maioria dos canudos de papel, que podem demorar 60 dias, afirma o porta-voz da empresa.

Um debate mundial

O debate global sobre o uso de canudos plásticos atingiu um novo patamar no ano passado, quando a rede de restaurantes McDonald's decidiu eliminá-los de todas as suas lojas no Reino Unido e na Irlanda. Mas o que posteriormente se descobriu é que os novos canudos de papel não são recicláveis e devem ser jogados fora junto com o lixo, de acordo com com um memorando interno.

Enquanto o mundo discute comportamentos, os Estados Unidos assistem de camarote ao debate, enquanto utilizam mais de 500 milhões de canudos... por dia! A informação é da Eco-Cycle, a maior organização de reciclagem do país.

O ativista Julian Kirby, da associação Amigos da Terra, critica: "Por muito tempo, o debate está parado sobre reciclagem e formas de lidar com o desperdício depois que ele é criado. Deveríamos refletir sobre como evitar esse desperdício". 

E sugere: "Lábios tem sido uma solução alternativa por milhões de anos".

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: