Polvo bebê usava copo como casa e mergulhador o convence a se mudar

28/10/2019 às 11:302 min de leitura

Não é de hoje que nos deparamos com notícias sobre a poluição dos oceanos e, de fato, a situação é muito preocupante. Cientistas estimam que há mais de 260 mil toneladas de lixo nos mares. Um vídeo recente mostra uma equipe de mergulhadores na Indonésia convencendo um polvinho a trocar de casa: de um copo de plástico para uma concha. A história serve de alerta sobre como o nosso descaso com o lixo afeta outras formas de vida. 

Pall Sigurdisson e alguns colegas estavam mergulhando quando um amigo avistou um pequeno polvo e chamou Pall para ajudá-lo. O animal em questão era um polvo conhecido por usar cocos ou conchas de outros animais como forma de proteção, mas este carregava consigo um pequeno copo de plástico.

polvo usando copo como proteção
Filhote de polvo usava copo plástico como proteção. Fonte: Pall Sigurdsson

O mergulhador diz que não estranhou esse comportamento, pois os polvos são conhecidos por serem animais inteligentes e capazes de utilizar o ambiente a seu favor, e infelizmente o plástico agora faz parte do ambiente dele. Porém, o pequeno animal não sabia que aquele copo não apresentava nenhuma segurança e trazia problemas em dobro, pois a transparência o deixava exposto aos predadores que também poderiam acabar morrendo engasgados ao se alimentar dele e de sua casa feita de plástico.

Pall e seus colegas se empenharam para reverter a situação, procurando diversas conchas diferentes para oferecer ao polvo. No final, quase sem oxigênio, os mergulhadores concluiram a mudança com êxito.

polvo trocando o copo
Mergulhador ajuda o polvo a trocar de casa. Fonte:  Pall Sigurdsson

Veja como foi a troca:

“Há dias que você vê tanto plástico que é impossível filmar alguma criatura sem que apareça algum tipo de lixo”, comenta Sigurdisson quando perguntado sobre a frêquencia com a qual encontra lixo em seus mergulhos. “(...) Uma vez eu vi uma família de peixes palhaço vivendo do lado de uma bateria corroída. Aquilo foi de quebrar o coração”, complementou o mergulhador.

Atualmente, o plástico é o maior poluente dos oceanos, mas cada um pode ajudar a reverter essa situação. Pall diz que muitas pessoas apenas falam da pequena parte que conseguem ver, mas o problema vai muito além daquele lixo que está flutuando na superfície. O canudinho de plástico é apenas uma minúscula parte do problema.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: