Homens com traços psicopáticos são mais atraentes, diz estudo

29/10/2019 às 12:002 min de leitura

Homens com traços psicopáticos têm mais facilidade para atrair mulheres. É o que diz um estudo conduzido por pesquisadores canadenses, que usaram psicologia evolutiva para examinar a relação entre psicopatia e sexualidade. 

Parasitários, agressivos, enganosos e incapazes de sentir amor ou remorso — segundo a Associação Americana de Psicologia, essas são algumas das características de um psicopata. Nenhuma delas parece vantajosa no jogo da sedução, então o que pode tornar esse transtorno de personalidade uma vantagem atrativa?

O estudo, publicado na revista Evolutionary Psychology Science, sugere que alguns traços psicopáticos ajudam os homens a imitar qualidades que as mulheres procuram em um parceiro. Essa hipótese poderia explicar por que a psicopatia evolui nos seres humanos. 

Atração à primeira vista

O estudo foi conduzido com 46 universitários canadenses do sexo masculino que participaram de uma simulação de encontro com uma das assistentes da pesquisa. Durante a conversa, que foi filmada, ela fazia perguntas como: “o que você gosta de fazer no primeiro encontro?” ou “o que é importante para você em um relacionamento?”. Os rapazes também participaram de avaliações que mediam psicopatia, inteligência social, e sociossexualidade.

A seguir, foram recrutadas 108 alunas do sexo feminino para assistirem aos vídeos e atribuírem pontuação a cada um dos homens para atratividade geral, atratividade sexual e confiança. A média desses itens determinava a pontuação geral.

Fonte: Jamie Street/Unsplash      

Os resultados mostraram que os participantes com maior pontuação em psicopatia tendiam a ser avaliados como mais desejáveis pelas mulheres, mesmo quando os cientistas controlavam a atratividade física. Ao que parece, psicopatas estão mais aptos a simular traços desejáveis durante interações breves.

Traços relacionados a características psicopáticas de estilo de vida, como desinibição e disposição para sensações novas, foram os mais apontados como desejáveis pelas mulheres. Por que essas associações ocorrem?

“Uma possibilidade é que façam os homens parecerem mais interessantes, empolgantes e divertidos para conversar.”, afirma Kristopher Brazil, autor do estudo. 

Psicopatas e a dificuldade de construir intimidade

Uma das principais conclusões do estudo é que a psicopatia provavelmente só beneficia os homens em curto prazo. “Um psicopata nunca se encaixa longamente em nenhum grupo social. Ele estabelece conexões tênues com os outros e raramente tem apoio quando realmente importa”, diz Brazil. Isso faz com que psicopatas tendam não apenas a trairem, mas também a serem traídos. 

Embora a pesquisa sugira que personalidades interessantes e instigantes sejam mais atraentes para as mulheres, os cientistas, ao final, deixam claro que o estudo não justifica ou desculpa comportamentos psicopáticos.

“A pesquisa pode ser usada para promover relacionamentos mais saudáveis, priorizando a compreensão do fascínio da psicopatia e apontando a necessidade de elucidar os precursores e caminhos de desenvolvimento que dão origem a ela".

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: