Besouro é batizado em homenagem à ativista Greta Thunberg

05/11/2019 às 17:002 min de leitura

A diversidade e pluralidade do mundo animal são imensas e, por vezes, uma nova espécie pode demorar anos até ser devidamente batizada. Foi o que aconteceu com um “novo” besouro – que na verdade não é tão novo assim. Descoberto no Quênia em 1965 pelo naturalista britânico William C. Block, o besouro que estava no anonimato havia sido doado ao Museu de História Natural de Londres ainda em 1978 entre outros insetos de uma vasta coleção.

Quatro décadas depois ele finalmente foi batizado e a homenagem foi para uma jovem que tem sacudido o mundo com seus discursos, a ativista Greta Thunberg. Os pesquisadores só perceberam que o besouro era de uma nova espécie nunca antes descrita ao analisar o catálogo de insetos do museu e, então, decidiram chama-lo de Nelloptodes gretae, uma referência à estudante sueca de 16 anos. Greta ganhou notoriedade e despertou a fúria de diversos chefes de estado ao cobrar enfaticamente ações combativas no que diz respeito às mudanças climáticas que tem causado estragos em todo o mundo.

Besouro foi batizado em homenagem a ativista sueca. (Fonte: Michael Darby)

O pesquisador Michael Darby, do Museu de História Natural, justificou a escolha em comunicado. “Escolhi esse nome porque estou profundamente impressionado com o trabalho dessa jovem ativista e queria reconhecer sua contribuição notável na conscientização sobre questões ambientais”, ressaltou ele que assina a descoberta.

Greta Thunberg não tem medo de cobrar governantes em seus discursos. (Fonte: Wikimedia Commons)

O Nelloptodes gretae não tem olhos, nem asas, e mede 0,79 milímetros. De acordo com os autores do estudo publicado na revista científica The Entomologist, o besouro pertence à família Ptiliidae, que tem entre seus membros alguns dos menores besouros do mundo.

O novo besouro – assim como os outros da família – é encontrado em solos úmidos, debaixo de folhas mortas se alimentando de esporos de fungos e hifas.