Podemos estar perto de ter uma vacina universal contra a gripe

06/11/2019 às 10:302 min de leitura

Todos os anos, a ciência precisa fazer uma espécie de jogo de adivinhação para desenvolver uma vacina mais eficiente contra a gripe visando a proteção contra as cepas mais prejudiciais da influenza. Mas uma nova descoberta pode ajudar a mudar isso.

Uma equipe de pesquisadores conseguiu identificar um anticorpo, até então desconhecido, que ajuda a proteger os ratos contra uma variedade muito grande de cepas de influenza potencialmente mortais.

(Fonte:Pixabay)

De acordo com o estudo, conduzido em uma parceria com a Scripps Research e explicada detalhadamente em um artigo científico publicado na revista Science, essa descoberta poderia ajudar no desenvolvimento de uma vacina única, mais segura e mais efetiva para o tratamento e prevenção da gripe.

A descoberta

O anticorpo recém-encontrado conecta-se a uma proteína denominada de neuraminidase. Essa proteína se encontra localizada sobre a superfície do vírus e tem um papel fundamental na forma como a gripe se espalha pelo organismo.

Medicamentos como o Tamiflu e semelhantes atuam inativando a neuraminidase, mas há o problema de essa proteína se manifestar de forma diversa entre as diferentes cepas do vírus da gripe. Como se isso não bastasse, ainda existem as cepas que estão se tornando resistentes aos medicamentos.

(Fonte:Pixabay)

De acordo com a pesquisa, foram identificados ao menos três anticorpos que se ligam à proteína mencionada acima, mas uma em particular se mostrou mais eficaz no bloqueio das ações e atividades dela. Os testes foram conduzidos em ratos de laboratório.

Segundo o comunicado dos pesquisadores, “todos os ratos sobreviveram mesmo recebendo o anticorpo 72 horas após a infecção. Eles definitivamente ficaram doentes e perderam peso, mas ainda os salvamos. Isso nos fez pensar que poderemos usar esse anticorpo em um cenário de terapia intensiva quando houver alguém doente com gripe e for tarde demais para usar o Tamiflu e correlatos".

A expectativa é de que com a descoberta de um anticorpo que demonstrou ser amplamente protetor contra a gripe, sejam desenvolvidas vacinas que levem à indução de anticorpos como esse. E esse aspecto é o primeiro passo para que uma vacina universal contra a influenza seja desenvolvida.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: