Parsec: entendendo a astronomia dentro de Star Wars

13/11/2019 às 07:002 min de leitura

Quando Han Solo aparece em Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, ele tenta contar vantagem a respeito de sua nave Millennium Falcon citando um conceito até então pouco conhecido do público em geral: o parsec. De fato, ele afirma que a poderosa nave conseguiu fazer o percurso de Kessel em 12 parsecs. Contudo, tal medida é, na verdade, relacionada à distância e não ao tempo.

O que é a medica astronômica do parsec?

A nave Millenium Falcon. (Fonte:Syfy/Reprodução)

O parsec é, na verdade, uma espécie de abreviação de um termo da Astrofísica originado do inglês: parallax of one arcsecond. Em português, isso significa "paralaxe de um segundo de arco". Parece complicado? Vamos passo a passo.

Trata-se de uma medida muito utilizada na Astronomia, tanto quanto ou até mais do que a famosa medida em anos-luz. Aliás, um parsec corresponde a 3,26 anos-luz, o que equivale a aproximadamente 30 trilhões de quilômetros.

Para calcular o parsec, os astrônomos utilizam uma metodologia que recebe o nome de triangulação. A fim de entender isso melhor, faça o seguinte: pegue um caneta e segure-a em pé em frente aos seus olhos, bem no meio. Feche um dos olhos enquanto mantém o outro aberto. Agora, faça o mesmo com o outro olho. Comece a abrir e fechar os olhos alternadamente.

Inegavelmente, você irá perceber uma certa diferença de posição, de ângulo, quando olha ora com um olho, ora com outro. A caneta em si não se mexeu, apenas aparentemente. É que como cada olho vê de um ponto de vista diferente, parece que a caneta se moveu. Essa mudança aparente é o que se chama de paralaxe. O segundo de arco, por sua vez, seria a distância entre esses dois ângulos.

Star Wars teria errado?

Quando o box de filmes da saga Star Wars foi lançado em blu-ray, esse aparente erro sobre a questão do parsec finalmente foi explicado. O diretor da obra explicou que a Millennium Falcon possui todo um aparato computacional para calcular os caminhos mais curtos possíveis no hiperespaço. Assim sendo, quanto menor a distância, obviamente menor será o tempo gasto para percorrê-la.

Com isso, a alegação de Solo sobre os parsecs no primeiro filme da saga ganha uma lógica melhor, visto que sua nave seria capaz não necessariamente de viajar mais rapidamente, mas de encontrar o caminho mais curto até determinado local, e isso sim poderia ser medido em parsecs.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: