Descobertos sinais da existência de uma 5ª força da natureza

27/11/2019 às 17:002 min de leitura

De acordo com um estudo recém-publicado por cientistas do Instituto de Pesquisas Nucleares da Hungria, o time encontrou evidências da existência de uma 5ª força fundamental da natureza – uma além das 4 já conhecidas, ou seja, a gravidade, o eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca. A pesquisa ainda precisa passar pelo exigente crivo da comunidade científica, mas, se os físicos húngaros estiverem certos, sua descoberta pode ter consequências dramáticas e mudar o nosso entendimento sobre o Universo.

Força extra

Na realidade, cientistas do mesmo instituto anunciaram há alguns anos que tinham encontrado vestígios de uma 5ª força de interação ao estudar a degradação de um isótopo radioativo – o berílio-8. Na ocasião, os pesquisadores conduziram experimentos para observar como o isótopo emitia luz conforme se decompunha, mas, no lugar de o elemento se comportar como esperado, algo bem estranho ocorreu durante os testes.

Segundo explicou Attila Krasznahorkay, o cientista que lidera a equipe, o esperado é que, quando a luz emitida é energética o suficiente, ela se converta em um elétron e um pósitron que, por sua vez, se repelem – apresentando um ângulo que os pesquisadores conseguem estimar.

(Fonte: Bridge to Mastery / Reprodução)

Mais especificamente, com base na Lei de Conservação de Energia, conforme a energia de produção dessas 2 partículas aumenta, o ângulo entre elas deve diminuir. No entanto, o time de Attila observou exatamente o contrário nos testes, algo que não conseguiram explicar a partir do entendimento que se tem hoje da Física, indicando a interação de uma força da natureza desconhecida.

O detalhamento foi publicado no renomado periódico científico Physical Review Letters, em 2016 e, agora, os cientistas encontraram novas evidências dessa mesma força, desta vez ao realizar experimentos com átomos de hélio – e batizaram a partícula que hipoteticamente a contém de X17.

As evidências deverão ser examinadas e mais experimentos conduzidos, mas, se os dados estiverem corretos e os resultados forem replicados – confirmando a existência da 5ª força da natureza –, pode, por exemplo, que os físicos consigam, por fim, desvendar o mistério por trás da matéria escura. Aliás, se esse for mesmo o caso, há quem aposte que os húngaros levarão um Nobel por sua descoberta.

Descobertos sinais da existência de uma 5ª força da natureza via TecMundo