Mosaico romano imenso é descoberto em fazenda turca

02/12/2019 às 11:302 min de leitura

Em uma fazenda localizada próxima ao Mediterrâneo, na costa sudeste da Turquia, historiadores descobriram, ao escavar a superfície do terrono, um enorme mosaico romano decorando o chão de um um complexo de banhos. A descoberta tem um impacto significativo sobre o que se conhece da influência do Império Romano no planeta, sugerindo que ele possa ter alcançado muito além do imaginável.

Anteriormente, indícios de rastros romanos na Turquia foram descobertos por Nick Rauh, professor da Universidade Purdue, EUA, que, ao passar por um campo recém-arado de um fazendeiro, perto de Antiochia ad Cragum encontrou pedaços de telha do mosaico. Porém, após consultar outros estudiosos e pesquisadores sobre a possibilidade de levar o material consigo para estudo e de juntar uma equipe para análise do terreno, foi dito que não havia condições financeiras suficientes para dar continuidade o trabalho.

Meses depois, ao conseguir licença e fundos para retornar ao sítio de escavação, os arqueólogos convidaram Michael Hoff, historiador de arte da Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA, para visitar a antiga escavação. E foi com ele que surgiram as maiores descobertas sobre a real imensidão do mosaico, já com ceracde 40% dele revelado. Seu encontro pode ter um significado muito maior para a história do que já se conhece sobre o Império Romano, determinando que sua influência estendeu-se para muito além do território nativo.

https://www.businessinsider.com/roman-mosaic-southern-turkey-2012-9
(Fonte: Universidade de Nebraska-Lincoln/Reprodução)

“O mosaico é um elemento romano por excelência artística e mostra o quão romana esta cidade realmente era”, disse Hoff. “Nós sempre pensamos que esta era uma cidade romana periférica, mas está se tornando cada vez mais claro que estava mais do lado romano do que do lado nativo. O mosaico realmente enfatiza a natureza pura romana da cidade e deve responder a uma série de perguntas sobre a interação entre os habitantes indígenas e o Império Romano”.

https://www.businessinsider.com/roman-mosaic-southern-turkey-2012-9
(Fonte: Universidade de Nebraska-Lincoln/Reprodução)

Atualmente, Hoff e os arqueólogos continuam ainda a desbravar a cidade de Antioquia ad Cragum, dotada de características remanescentes do Antigo Império. Apesar de simples, o historiador acredita que a cidade foi centro de prosperidade do Império e ponto de concentração de diversas atividades econômicas.

Os planos da equipe são de constriuir um abrigo ao redor do local de escavação do mosaico para permitir, com o tempo, períodos de visitação.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: