Vacas recebem óculos de realidade virtual para reduzir ansiedade

03/12/2019 às 10:301 min de leitura

Os fazendeiros da região próxima de Moscou, na Rússia, fizeram experimentos com suas vacas e aparelhos de realidade virtual para ver se isso afetava o humor de seus animais. Você não está lendo errado. Segundo o Ministério de Agricultura e Alimentos de Moscou, os donos de gado da fazenda RusMoloko, no distrito de Ramensky, adaptaram os headsets para o formato da cabeça das vacas, que enxergariam nas telas imagens de belas paisagens naturais com colorações adaptadas para os olhos dos bichos. O simples fato das vacas "fugirem" por um instante do ambiente confinador das fazendas parece ter tido resultado. 

Os primeiros testes apontaram uma redução no nível de estresse e ansiedade das vacas. A expectativa dos produtores de leite é que o uso de óculos VR possa influenciar diretamente na produção de uma maior quantidade de leite e de maior qualidade. Por enquanto, essas esperanças ainda não foram confirmadas, mas existem planos para estudos mais extensivos para compreender a profundidade do assunto.

(Fonte: Ministério de Agricultura e Alimentos de Moscou / Divulgação)

Enquanto a pesquisa ajuda as vacas se sentirem mais relaxadas, ela também levanta alguns questionamentos. Se um dos problemas para o nível de estresse delas é ambiente estressante no confinamento das fazendas, por que então não levá-las ao campo mais vezes ao invés de entretê-las com uma realidade falsa? Outro grande questionamento é se a remoção dos óculos de realidade virtual poderia de alguma forma causar algum distúrbio às vacas, visto que seriam removidas de uma realidade apaziguadora e trazidas de volta para uma vida de estresse. Ou seja, os humanos tentam encontrar soluções para problemas que eles mesmos criaram.

Entretanto, por mais questionamentos que esta pesquisa possa suscitar sobre o estilo de vida das vacas, essa ainda pode ser uma saída para manter os animais contentes quando as condições climáticas não os permitirem desfrutar dos campos de verão, por exemplo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: