Túmulo de possível Amazona da mitologia é encontrado na Armênia

10/12/2019 às 14:301 min de leitura

Um grupo de arqueólogos encontrou nas terras altas da Armênia o túmulo de uma mulher de cerca de 20 anos de idade que poderia ter sido uma guerreira antiga. Junto com os restos de esqueleto estavam presentes objetos, como vasos de cerâmica e jóias, que pertencem ao período armênio antigo, o que indica que ela foi enterrada como membro da elite.

Segundo as análises realizadas pelos pesquisadores armênios, da Academia Nacional de Ciências da República da Armênia, liderados por Anahit Khudaverdyan, pode-se concluir que as características estruturais dos músculos da mulher indicam significativa semelhança em relação aos indivíduos que são submetidos à um treinamento físico intenso. Por esse motivo, a crença de que essa jovem poderia ser uma guerreira, similar às Amazonas é tão convicta.

(Fonte: All Thats Interesting/Reprodução)
(Fonte: All Thats Interesting/Reprodução)

Características do Esqueleto 

Os arqueólogos envolvidos na descoberta e nas pesquisas estruturais do esqueleto constataram a presença de várias feridas de batalha, além da notável estrutura muscular e grande fortalecimento ósseo.

Inseridas a essas características estão anexos musculares desenvolvidos na parte superior do corpo e ossos da coxa com fortes músculos glúteos. Tais fatores sugerem que a mulher utilizava muito os braços e os músculos peitorais e, por isso, praticava cotidianamente atividades com arco e flecha; além disso os membros inferiores indicam possível treinamento à cavalo.

Segundo os cientistas, essas especificidades físicas ressaltam “o fato de que, para essa mulher armênia primitiva, a violência interpessoal era um aspecto sempre presente da vida”. Além disso, eles supõem que essas mulheres guerreiras poderiam ter inspirado as Amazonas retratadas na literatura grega antiga.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: