Invasão de tartarugas: bando gigantesco é filmado na Costa Rica

11/12/2019 às 06:001 min de leitura

Quantas tartarugas marinhas você já viu na vida? Independente do número que você diga, certamente não vai chegar nem perto da quantidade filmada no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Ostional, um santuário de tartarugas marinhas situado na Costa Rica. 

Com o auxílio de um drone, que tem sido uma ótima ferramenta para captar as mais diversas manifestações da natureza, foi possível ter uma real noção da enorme quantidade de tartarugas que visitam o refúgio – que perde em números apenas Oaxaca, estado mexicano que abriga diversas espécies de tartarugas em sua costa litorânea. O fenômeno é comum, já que o lugar recebe um número gigantesco de tartarugas todos os anos que usam a praia como depósito para seus ovos. 

A bióloga Vanessa Bézy, que filmou o bando enquanto fazia sua pesquisa de dissertação, fez a divulgação em sua conta no YouTube como uma forma de ajudar o santuário a se proteger do avanço do turismo na região, que cresce mais rápido do que a regulamentação necessária para garantir a segurança das tartarugas e de outros animais. 

Como pode ser observado no vídeo de Bézy,  que ficou extremamente impressionada com a quantidade encontrada na região, é possível visualizar algo próximo a 5 mil tartarugas nadando num espaço de proporção semelhante a um campo de futebol. Essa enorme movimentação em bando é chamada de “arribada”, que geralmente duram um período de cinco noites, sendo necessário aproximadamente 45 dias para que os ovos sejam incubados. 

Um dos grandes problemas é que a taxa de sobrevivência dos filhotes é baixíssima, pois, em média, apenas 1% consegue chegar à vida adulta. Por esse motivo que a proteção do santuário de Ostienal é imprescindível e pode garantir que não haja o perigo de extinção da espécie, como ocorre em vários lugares do globo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: