Neandertais teriam sido extintos por 'azar', segundo pesquisa

11/12/2019 às 07:001 min de leitura

De acordo com uma pesquisa científica publicada recentemente na revista PLOS ONE, os neandertais teria sido extintos por uma pura e simples questão de azar e não por conta de alguma ação dos Homo sapiens, como se acreditava até então. As causas do desaparecimento dessa espécie humana primitiva ainda não são conhecidas, mas existem hipóteses.

Não se sabe com precisão o que pode ter ocorrido e por que ocorreu. Não há um consenso preciso quanto às causas da extinção dos neandertais. O que é uma unanimidade é de que eles foram extintos há 40 mil anos.

Homo neanderthalensis, reconstituição de como teria sido o rosto de um neandertal. (Fonte: Natural History Museum)

O que teria aniquilado os neandertais?

Até o presente momento, acreditava-se que eles teriam sido mortos por causa dos Homo sapiens, uma vez que ambas as espécies tiveram contato entre 60 e 20 mil anos atrás e, após esse período, o neandertal teria sumido do mapa.

Contudo, essa nova pesquisa lançada recentemente trouxe uma nova hipótese à tona.Segundo os tais estudiosos, as causas prioritárias da morte dessa espécie primitiva seria os laços sanguíneos próximos e as variadas mudanças demográficas.

Como os cientistas chegaram a essa conclusão?

Para chegar a teoria de que os neandertais teria sido extintos por causa da estreita proximidade dos laços sanguíneos e mudanças demográficas, os cientistas fizeram simulações de tipos de populações e formularam teorias sobre a extinção do referido grupo no período de 10 mil anos.

Eles levaram em consideração o tamanho das populações e o grau de parentesco entre os sujeitos, que aliás recebe o nome de consanguinidade. Eles observarem que muitas dessas populações andavam em pequenos bandos, o que teve consequências ruins. Afinal, quanto menor o grupo de pessoas, maiores as chances de morrerem por conta de intempéries da natureza ou ataque de animais.

Além disso, muitos tinham um certo grau de consanguinidade, o que fazia com que seus descendentes fossem mais suscetíveis a distúrbios do metabolismo e doenças, o que ajudava no aumento das taxas de mortalidade entre eles.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: