Acidente mata homem curado de câncer em tratamento revolucionário

26/12/2019 às 09:382 min de leitura

Vamberto, aposentado e morador de Belo Horizonte, sofria com um linfoma terminal. Aos 64 anos já estava debilitado por conta do câncer e não conseguia mais andar. Para suportar as fortes dores do tumor que havia se espalhado para o ossos, ele injetava altas doses de morfina diariamente. No começo de setembro deste ano (2019), os tumores tinham se espalhado por praticamente todo o seu corpo. 

Como uma última esperança, Vamberto decidiu dar uma chance a um novo tratamento, ainda está em fase experimental no Brasil. Seu caso foi estudado e tratado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto por uma equipe da Universidade de São Paulo (USP). O procedimento em questão é uma terapia genética, conhecida no exterior como CART-Cell, e totalmente inédita na América Latina.

Vamberto Luiz de Castro, de 64 anos, foi curado de câncer em estado terminal com tratamento inédito na América Latina e morreu após um acidente — Foto: Vamberto de Castro/Arquivo pessoal
(Fonte: Vamberto de Castro/Arquivo pessoal)

Ela envolve a retirada de linfócitos do paciente e, por meio de procedimentos genéticos, essas células passam por uma reprogramação. Em seguida, elas são inseridas no corpo, agindo contra a doença. No exterior, essa técnica já vem sendo utilizada em casos de leucemia e linfoma. Em território norte-americano, por exemplo, os tratamentos comerciais já foram aprovados pelo governo e podem chegar aos US$ 475 mil. No Brasil, o caso de Vamberto foi um dos poucos a passarem pelo procedimento, ainda custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No mês de outubro, grande parte dos tumores que haviam tomado o corpo de Vamberto tinha desaparecido. Sua melhoria foi tão significativa, que os médicos o consideraram curado do câncer severo e deram alta para ele. O aposentado que — do dia para a noite — virou notícia por todo o Brasil, deu uma declaração ao G1: “Hoje, o que eu quero, de verdade, é que aconteça para todas as pessoas que passam por isso o que aconteceu com a gente. A gente vai ter que fazer alguma coisa para buscar o apoio. Este benefício tem que atingir um número bem maior de pessoas”, declarou.

Vamberto era funcionário público aposentado de BH e sofria de um linfoma terminal.  — Foto: Hugo Caldato/Hemocentro RP
(Fonte: Hugo Caldato/Reprodução)

Neste mês (dezembro), Vamberto faleceu em Belo Horizonte após um acidente grave que causou um traumatismo craniano. Seu falecimento, vale ressaltar, não teve relação alguma com os efeitos do câncer que havia superado. No dia 11 (quarta-feira), ele deu entrada no Instituto Médico Legal de sua cidade e saiu no mesmo dia, segundo informações da Polícia Civil. A família não deu mais detalhes sobre o caso.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: