Doença de Lyme: o que é o mal que afeta Justin Bieber?

09/01/2020 às 07:131 min de leitura

Na última quarta-feira (08), Justin Bieber fez um post no Instagram para rebater os boatos de uso de drogas, afirmando que foi diagnosticado com a doença de Lyme, além de passar por um caso crônico de mononucleose que afetou sua pele, cérebro, energia e a saúde em geral.

O mal foi descoberto na década de 70, em Lyme, uma cidade em Connecticut, nos Estados Unidos. É causado por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e é transmitido pela picada do carrapato-estrela. Para ocorrer a transmissão, o parasita precisa ficar na pele por um longo tempo, por volta de 24 horas. A doença não é muito comum em áreas urbanas, afetando mais habitantes de áreas rurais e turistas que curtem fazer passeios na natureza.

Os sintomas incluem manchas avermelhadas na pele, febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações; e eles podem durar de semanas a meses. Ainda não existe uma vacina para prevenir a doença, mas o tratamento é feito com antibióticos durante um período de 14 a 21 dias. Se não tratada, ela pode comprometer o sistema nervoso, causar meningite, encefalite, lesões no nervo óptico, problemas de equilíbrio, complicações cardíacas e acometimento crônico das articulações.

aPicada de carrapato. (Fonte: Wikicommons)

Doença de Lyme é rara no Brasil

Para nossa sorte, esse mal é difícil de ser relatado no Brasil, aparecendo mais no Hemisfério Norte, em continentes como Europa, Ásia e América do Norte. Mesmo sendo incomum aqui, um arquivo do Ministério da Saúde está disponível online, e ressalta a necessidade de procurar um hospital caso os sintomas apareçam.

Através do Twitter, a esposa de Justin, Hailey Bieber, agradeceu a cantora Avril Lavigne pelo grande impacto na conscientização da doença durante os últimos anos. Avril também sofreu com a doença de Lyme e precisou ficar afastada dos palcos por 5 anos para se recuperar.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: