Em Minas Gerais, uma pessoa morreu e outras sete permanecem internadas devido a uma doença misteriosa. Todos são homens com idades entre 23 e 76 anos, e parte deles começaram a apresentar os sinais da doença em 19 de dezembro de 2019. Os sintomas incluem vômito, dor abdominal, insuficiência renal aguda, paralisia facial e visão turva.

Um dos diagnosticados reside no bairro Buritis, que fica na região oeste da capital, e aparentemente os outros teriam circulado e frequentado festas de final de ano na área. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, dos que estão internatos, outros seis moram em Belo Horizonte e um vem da região de Nova Lima, enquanto o homem que faleceu era de Ubá, na Zona da Mata, mas havia viajado para a capital do estado.

A vigilância sanitária e as autoridades de saúde não divulgaram os nomes dos pacientes, mas a Polícia Civil está levantando informações para descobrir se existe uma ligação entre os eventos ou as pessoas. Amostras de bebidas foram enviadas para o Instituto de Criminalística, mas a Polícia informou que um inquérito só será aberto caso haja indício de ação criminosa.