Descoberto mecanismo que pode ser responsável pela consciência humana

14/01/2020 às 02:002 min de leitura

Um time de cientistas fez uma descoberta que pode ajudar a desvendar o mistério por trás da inteligência e consciência humana. A equipe, depois de examinar as ramificações presentes entre as conexões formadas pelas células nervosas, concluiu que, ao contrário do que se pensava, além de “trabalhar” juntos, os neurônios também são capazes de fazer estimativas e cálculos de forma individual.

Mistérios da mente

Segundo Tristan Greene, do site The Next Web, a equipe – formada por cientistas gregos e alemães – fez a descoberta enquanto examinava como o funcionamento cerebral se manifesta nas diferentes camadas que compõem o córtex, a região mais complexa e ativa do cérebro. Entre as camadas, os pesquisadores detectaram uma área na qual o tecido é um pouco mais denso do que nas demais e, ao avaliar mais detalhadamente a atividade na 2ª e 3ª camadas corticais, observaram que, nelas, os neurônios parecem executar tarefas e funções de maneira independente, algo que até recentemente era considerado impossível.

(Fonte: Flipboard / Reprodução)

Isso porque, de acordo com Tristan, o cérebro humano consiste em uma rede neural que recebe, processa e envia informações por meio de milhões de conexões compostas por neurônios – que são os responsáveis por fazer esse trânsito de dados possível. Assim, quando estamos caminhando e nos deparamos com um obstáculo qualquer, por exemplo, o cérebro deve decidir a qual distância nos encontramos, se o obstáculo é grande ou pequeno, se representa algum perigo e como podemos nos esquivar dele.

Para isso, diferentes grupos de neurônios se dedicam a trabalhar nas diferentes etapas do problema e enviar as informações ao cérebro que, por sua vez, as processa para decidir o que devemos fazer. É claro que os órgãos de outros animais também são capazes de realizar tarefas complexas como essa, mas, até onde se sabe, a forma como o cérebro humano executa suas funções, tanto em nível consciente como inconsciente, é totalmente única.

(Fonte: Medical Express / Reprodução)

No entanto, em sua pesquisa, os cientistas europeus concluíram que o cérebro humano também parece ser  capaz de controlar a amplitude das atividades de forma a aumentar a eficiência e duração das informações transmitidas. Pois, essa característica, conforme argumentam os pesquisadores, permite que um único neurônio possa se envolver em diferentes tarefas e realizar operações lógicas sem que ele precise necessariamente estar em um grupo concreto.

Essa habilidade, segundo os cientistas, só foi observada em humanos até agora e, conforme acredita a equipe, essa capacidade de processamento de informações pode ser o fator que conecta a matéria cerebral, a consciência e a inteligência, ajudando a explicar como elas se manifestam em nós.

Descoberto mecanismo que pode ser responsável pela consciência humana via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: