Mudanças no clima podem matar americanos de formas inesperadas

15/01/2020 às 05:001 min de leitura

As mudanças no clima afetam todo o mundo, e não é preciso se esforçar muito para perceber que as temperaturas estão subindo. Diversas pesquisas se preocupam em prever o que acontecerá com o planeta se seguirmos nesse ritmo, mas um estudo noticiado pelo Gizmodo mostrou que essa mudança no clima pode gerar mortes um tanto inesperadas nos Estados Unidos.

Segundo as diretrizes do Acordo de Paris, as nações devem se esforçar para manter o aquecimento global abaixo dos 2 °C, que seria um limite seguro. Apesar disso, o estudo descobriu que, se o planeta se mantiver a 1,5 °C, cerca 1,6 mil norte-americanos morreriam anualmente.

Os pesquisadores responsáveis buscaram entender como dias mais quentes elevariam as taxas de mortalidade; para tanto, utilizaram os EUA como modelo. Excluindo o Alasca e o Havaí, analisaram dados de mais de 38 anos sobre mortalidade e clima em todos os estados norte-americanos.

(Fonte: Pexels)

Sabe-se que, dependendo da estação do ano, a mortalidade tem diferentes motivos predominantes. No verão, por exemplo, as pessoas tendem a consumir mais bebidas alcoólicas, aumentando o número de acidentes no trânsito. O estudo demonstrou que, em um cenário de 1,5 °C, mais norte-americanos morreriam em acidentes envolvendo carros, aviões, barcos e trens. A segunda causa de morte mais frequente é o suicídio, que afeta mais homens do que mulheres. Além disso, de acordo com os dados, o número de afogamentos também deve aumentar.

Essas informações, segundo os pesquisadores, podem ajudar governantes a pensarem em políticas públicas mais assertivas no futuro. "Por exemplo, investir em melhores transportes públicos pode facilitar conexões entre cidades, diminuir a poluição do ar causada pelo uso de carros, além de reduzir o número de acidentes de trânsito", explicou a coautora do estudo, Robbie Parks, pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Imperial College London.

Mudanças no clima podem matar americanos de formas inesperadas via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: