A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou na última segunda-feira (20) imagens e dados do espaço. Entre o material publicado estavam fotos de alta resolução da Lua. As capturas foram feitas pela Terrain Camera de 360° da sonda estacionária (Chang'e 4) e pela câmera panorâmica do jipe espacial (Yutu-2).

As imagens foram disponibilizadas por Doug Ellison no Twitter por meio de um documento em zip. Ellison é chefe de engenharia da câmera do rover Curiosity, da NASA, e divulgou as fotos na conta pessoal dele dentro da rede social no começo deste ano.  O engenheiro posta constantemente em uma thread imagens coloridas e em preto da lua, além de gifs e links para sites com mais conteúdo.

O lado oculto da lua

Os materiais coletados pela Chang’e 4 e pela Yutu-2 são provenientes do lado oculto da lua. Esta outra face do satélite é bem diferente da parte que estamos acostumados a ver na Terra, e os cientistas ainda não entendem como essas diferenças apareceram. Dessa forma, eles esperam que os dados coletados pelas sondas ajudem a decifrar esse mistério lunar.

A sonda e o rover estão vagando dentro dos 186 quilometros de diametro da cratera Von Karmán que está sendo estudada pela CSNA há um bom tempo.

As imagens

As fotografias em questão são de dentro da cratera Von Kármán. É possível ver a spuefície da lua e o horizonte do espaço em uma das imagens, nas outras duas é possível observar o solo lunar da região. As câmeras terrestres e de aterrissagem da sonda Chang’e 4 e a câmera panorâmica do Yutu-2 foram as que capturaram as imagens abaixo em altíssima definição.

(Fonte: Twitter/Andrew Jones)
(Fonte: Twitter/Andrew Jones)
(Fonte: Twitter/Andrew Jones)

O Sci News, site americano que noticia inúmeros materiais sobre o espaço e a astronomia, divulgou em sua página no Youtube um vídeo que apresenta todo o percurso feito pela sonda Chang'e 4. Mostrando desde a decolagem, no dia 7 de dezembro de 2018, e a viagem, até a aterrisagem em territória lunar que aconteceu no dia 3 de janeiro do ano passado.

Confira abaixo o vídeo na íntegra: