O kit científico para crianças que continha radiação

11/02/2020 às 12:002 min de leitura

Nos anos 1950, foi lançado um kit científico que nunca seria aprovado nos dias atuais. O brinquedo foi produzido pela A.C. Gilbert Company, de New Haven, nos Estados Unidos, e durou apenas um ano no mercado.

O brinquedo foi batizado de Gilbert U-238 Atomic Energy Lab e custava US$ 50. O preço era considerado muito alto para a época e foram vendidos menos de 5 mil kits. Na época, pouco se sabia sobre os riscos e as consequências do contato com a radiação.

Dentro do kit de radiação

O kit era um dos mais elaborados conjuntos educacionais, ele continha quatro diferentes tipos de mineral de Urânio com baixo nível de radiação: uma fonte beta-alfa (Pb-210), uma fonte beta pura (Ru-106), uma fonte gama (Zn-65) e uma fonte alfa de vida curta (Po-210).

Além de todos esses minerais, o kit trazia também um eletroscópio, contador Geiger (para medir a radiação), um espectroscópio (para observar desintegrações nucleares, uma câmara de neves (para detectar partículas de radiação ionizante do Po-210).

O kit com a indicação dos materiais que vinham dentro. (Fonte: A Criação/Reprodução)

Fora os brinquedos, a caixa também trazia um manual, uma revista em quadrinhos chamada “Dagwood Splits the Atom” e um manual do governo sobre prospecção de urânio. Neles era assegurada que o governo americano iria recompensar com US$ 10 mil quem descobrisse novas fontes de minerais preciosos.

Nos dias atuais, colecionadores chegam a pagar 100 vezes o valor do brinquedo para ter ele nas estantes.

A.C. Gilbert

Alfred Carlton Gilbert foi campeão olímpico no Salto com Vara nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1908. Após sua carreira atlética, ele se tornou mágico amador e criou uma empresa fornecedora de materiais e equipamentos para mágica. Essa empresa virou uma das empresas mais famosa do ramos dos brinquedos, a A.C. Gilbert Company.

A companhia ficou muito conhecida pela criação, em 1911, do kit para crianças Erector Set, que era uma maleta para as crianças brincarem de construção. Nos anos 1920, criou conjuntos que ensinavam as crianças a mexer com química, foi quando nasceu o U-238 Atomic Energy Lab.  

O Erector Set por dentro. (Fonte: Wikimedia)

Além do mundo dos brinquedos, a empresa de Gilbert fabricou microscópios e alguns equipamentos para as aeronaves americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: