Cientistas querem desviar asteroides usando energia cinética

21/02/2020 às 02:001 min de leitura

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) propuseram uma nova estratégia para evitar que asteroides se choquem com a Terra. A ideia sugere tentar desviar os corpos celestes antes que eles entrem em rota de colisão com nosso planeta.

Em 2018, a NASA sugeriu que usar bombas nucleares seria a melhor opção. O conceito gira em torno de uma missão que enviaria uma espaçonave de alta velocidade para levar uma ogiva nuclear até o asteroide que estivesse vindo em nossa direção. A ogiva seria detonada em seguida, na tentativa de tirar o corpo celeste de seu rumo.

Fonte: Pixabay/Reprodução

A nova estratégia do MIT

O MIT estudou a proposta da NASA e sugeriu uma ação mais segura, antecipada e sem o uso de explosões radioativas, como vemos nos filmes de ficção científica.

Como explicou Sung Wook Paek, principal autor do estudo, seria interessante se descartássemos as tentativas de deflexão de última hora, depois que o asteroide já passou pelo buraco de fechadura. Paek considera mais eficaz tentar desviar a rota do asteroide antes que ele passe pelo buraco de fechadura, como em um “ataque” preventivo.

O buraco de fechadura é um espaço próximo do planeta, pelo qual o asteroide passa e sofre influência de sua força gravitacional, tornando muito mais provável o impacto entre os astros.

A proposta do MIT prevê o envio de missões que possam estudar o comportamento e composição de um asteroide faltando alguns anos para que ele se aproxime da Terra. Baseando-se nessas informações, seria possível disparar projéteis com o objetivo de desviá-lo, impedindo que ele passe pelo buraco de fechadura e se torne uma ameaça real.

O próximo asteroide a passar perto da Terra é o 99942 Apophis, que vai passar por nós a uma velocidade de mais de 29 quilômetros por segundo, na data prevista para o dia 13 de abril de 2029. O Apophis, contudo, não oferece risco de choque com a Terra.

Cientistas querem desviar asteroides usando energia cinética via TecMundo