O próximo robô da NASA enviado a Marte vai se chamar Perseverance

10/03/2020 às 07:001 min de leitura

O próximo robô da NASA a ir a Marte foi nomeado: Perseverance (Perseverança, em português). O nome recém-anunciado foi escolhido em um concurso promovido pela agência espacial americana, que contou com 28 mil inscrições de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio dos Estados Unidos.

O número inicial de participantes foi reduzido a 155 semifinalistas e depois a nove finalistas, entre os quais Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretório de Missões Científicas da NASA, fez a escolha vencedora.

O ganhador do concurso foi Alexander Mather, aluno do 7º ano da Escola Secundária Lake Braddock, na Virgínia. Segundo Zurbuchen, o nome indicado pelo garoto captou o espírito da exploração: "Como todas as missões anteriores, nosso veículo espacial enfrentará desafios e fará descobertas incríveis. Já superou muitos obstáculos para chegar ao ponto em que estamos hoje [em processo de lançamento] [...]. Esse trabalho inspirador sempre exigirá perseverança".

(Fonte: NASA/JPL-Caltech/Reprodução)
(Fonte: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)

Durante a cerimônia oficial da NASA, Mather leu seu ensaio sobre o nome sugerido. "Perseverança. Nós, como seres humanos, evoluímos como criaturas que podiam aprender a se adaptar a qualquer situação, por mais severa que fosse. Somos uma espécie de exploradores e encontraremos muitos contratempos no caminho para Marte. No entanto, podemos perseverar. Nós, não como nação, mas como seres humanos, não desistiremos. A raça humana sempre perseverará no futuro", diz um trecho do emocionante discurso feito pelo jovem estudante.

Além de nomear o veículo espacial, Mather poderá levar a família para assistir ao lançamento do Perseverance na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. O envio será feito ainda neste ano, e a previsão de pouso do veículo em Marte é em fevereiro de 2021.

O robô pesa cerca de 1.043 quilos e terá como missão astrobiológica buscar sinais de vida microbiana e analisar o clima e a geologia do Planeta Vermelho, coletando amostras de rochas e poeiras marcianas para uma eventual missão de retorno ao planeta Terra.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: