Startup que prometia internet rápida via satélite declara falência

31/03/2020 às 06:301 min de leitura

A startup OneWeb entrou com pedido de falência após não conseguir levantar novos investimentos para continuar seu programa de internet de ultravelocidade via satélite. A proposta seria permitir a conexão em qualquer lugar da Terra, mas a crise do coronavírus e a situação do SoftBank, seu principal investidor, fizeram com que se tornasse inviável continuar com as atividades.

Na esteira da falência, cerca de 85% dos 531 funcionários foram demitidos na última sexta-feira. O anúncio pegou todos de surpresa, já que, na semana passada, um comunicado da empresa falava que haveriam atrasos no cronograma por conta da dificuldade de manter a rede de suprimento, em decorrência da paralisação global. 

A empresa foi fundada em 2012 e já tinha levantado mais de US$ 3,4 bilhões em diversas rodadas de financiamento. Segundo a OneWeb, existem US$ 2,1 bilhões em responsabilidades com cerca de 5 mil credores. O projeto inicial previa o lançamento de 640 a 720 satélites, mas apenas 74 deles estão em órbita. E os resultados eram promissores, com velocidades de conexão superiores a 400 Mbps e latência de 32 ms. 

Sua maior concorrência é o programa Starlink, da SpaceX, que também está na corrida para conquistar as órbitas mais baixa da Terra com seus satélites. A companhia de Elon Musk já possuir 362 satélites lançados, mas as proposta é na casa dos milhares.

A ideia da OneWeb é conseguir um comprador que continue a ideia. Os 74 satélites em órbita ainda não são suficientes para atender um serviço de telecomunicações ou até mesmo para gerar receita. Por isso, seria necessário prosseguir com o cronograma de lançamentos. A Amazon e o Facebook já demonstraram ter interesse em sua própria constelação de satélites em órbita baixa, bem como a Space Norway e a Telesat.  

Startup que prometia internet rápida via satélite declara falência via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: