NASA contrata SpaceX para missão na órbita lunar

31/03/2020 às 11:002 min de leitura

A NASA escolheu a Space X para duas missões garantidas no contrato recém-anunciado da estação espacial Gateway.  A empresa de Elon Musk transportará material para a construção da estação espacial, além de cargas críticas, pressurizadas e não pressurizadas, experimentos científicos e suprimentos para a Gateway, como materiais de coleta de amostras e outros itens que a tripulação possa precisar na estação espacial durante suas expedições na superfície lunar.

Os contratos permitem à NASA solicitar missões por até 12 anos com um período de desempenho de 15 anos. Esses dois contratos de serviços de logística garantem duas missões por prestador de serviços com um valor total máximo de US$ 7 bilhões.

A estação espacial, que deve começar a ser construída em 2022, é uma parte essencial do programa de exploração Artemis da NASA, que busca estabelecer uma presença humana sustentável e de longo prazo na Lua e ao redor dela até o 2030. A pequena estação espacial servirá como ponto de partida para missões, tanto com tripulação como sem tripulação, para a superfície da Lua.

As missões com a colaboração da Space X apoiarão os planos da NASA de exploração sustentável com parceiros internacionais e comerciais, enquanto desenvolvem a experiência e os recursos necessários para enviar seres humanos a Marte.

Como serão as missões da Space X

(Fonte: Space X)(Fonte: Space X)

A SpaceX já opera missões de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) da agência especial norte-americana. As operações de reabastecimento robótico da ISS da SpaceX empregam o foguete Falcon 9 da empresa e a cápsula Dragon, que pode elevar seis toneladas para órbita baixa da Terra.

Mas as missões Gateway da SpaceX usarão um equipamento diferente: o enorme foguete Falcon Heavy e uma variante de cápsula especial chamada Dragon XL. A Dragon XL poderá transportar mais de 5 toneladas de carga para o Gateway, disseram representantes da SpaceX via Twitter na sexta (27).

As missões de carga de dragão para a ISS geralmente duram cerca de um mês desde o lançamento até a queda. Mas o Dragon XL provavelmente permanecerá conectado ao Gateway por seis a 12 meses por vez, disseram autoridades da NASA.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: