Enquanto trabalhavam em uma ferrovia, trabalhadores encontraram uma caverna que abriga um santuário medieval. De acordo com o jornal The Telegraph, que noticiou o caso, a construção pode ter sido feita no século XIV.

Os ferroviários estavam fazendo uma limpeza do túnel que liga as cidades de Guildford e Portsmouth após um deslizamento que aconteceu no local. Durante o expediente, acabaram encontrando rastros de uma construção antiga.

"A caverna continha o que pareciam ser santuários ou nichos decorativos, além de iniciais esculpidas e outras marcas", contou para o jornal o porta-voz da Archaeology South East. o braço comercial do Instituto de Arqueologia do Colégio Universitário de Londres.

Caverna encontrada por trabalhadores ferroviária escondia Santuário construído no século XIVCaverna encontrada por trabalhadores ferroviária escondia Santuário construído no século XIV

Santuário misterioso

Outros detalhes também foram vistos pelos pesquisadores que realizaram uma investigação: o teto da construção estava coberto por uma poeira preta, que pode ter sido causada pela fuligem emitida pelos lampiões e tochas dos fiéis que passavam pelo local.

Essa fuligem será analisada pela equipe de pesquisa, já que pode dar pistas sobre quem utilizava o santuário e para qual finalidade ele foi construído, além de fornecer outras informações sobre o local.

A ideia mais apoiada é de que ele possa ter sido uma construção para a realização de rituais religiosos, já que outros santuários importantes também foram construídos durante o século XIV.

Entrada do túnel que abriga antigo santuário medievalEntrada do túnel que abriga antigo santuário medieval